Alunos especiais de 38 escolas da Rede Municipal de Educação somaram aos demais estudantes da Reme para participar neste sábado (23) do Festival e Parafestival de Atletismo realizado pela Secretaria Municipal de Educação (Semed), por meio da Divisão de Esporte, Arte e Cultura (Deac), que reuniu mais de 400 pessoas. O prefeito Marquinhos Trad acompanhou as atividades e levou motivação para os pequenos atletas.IMG_6941

O objetivo do evento foi estimular a prática desportiva e recreativa da modalidade atletismo dentro da perspectiva de uma educação integral e permanente, visando o desenvolvimento harmonioso da saúde física, social e mental buscando o desenvolvimento da prática da cidadania.

O Festival e Parafestival de Atletismo é uma promoção da Prefeitura Municipal de Campo Grande, por meio da Semed, através da Superintendência de Gestão das Políticas Educacionais (Suped) com a Coordenação da Divisão de Esporte, Arte e Cultura (Deac).

Participaram do Festival alunos das escolas que têm o Projeto Esporte Escolar da DEAC, com idade entre sete a 10 anos no WhatsApp Image 2018-06-23 at 12.20.27 (3)convencional, e idade de seis em diante no adaptado. O evento contou com 180 alunos do convencional e 250 do paradesporto.

O evento contou com o apoio da Federação de Atletismo de MS (FAMS) e acadêmicos de Educação Física da Facsul. As provas oferecidas serão as seguintes: 50m, 100m, distância e pelota no convencional. No adaptado serão: 100m, caminhada de 50m, club, spundisc, peso e pelota.

Inclusão

Durante as atividades desta manhã, o prefeito Marquinhos Trad lembrou que um dos compromissos de sua gestão é levar a população aos espaços públicos, promovendo uma integração entre as famílias. “É importante trazer as pessoas para esses ambientes, principalmente porque nos finais de semana as escolas fecham e as crianças precisam de espaços para recreação. Esse projeto envolvendo o esporte permite tudo isso”, ressaltou.

A Secretária de Educação Elza Fernandes, fala da importância destas ações para os alunos da Rede Municipal de Educação. “Hoje é um momento que nós mostramos para as famílias o que é trabalhado durante o dia a dia nas unidades e reforçamos a importância desse esporte para esses alunos no desenvolvimento e valorização mostrando para a sociedade que eles são capazes”.

O chefe da Divisão da DEAC, Marcos Lopes salientou que os alunos especiais não possuem limites e que as crianças se superam e conseguem realizar as atividades esportivas e ter uma vida.  “É importante fazermos esses eventos para socialização desse meio, mostrar que essas crianças não são diferentes das outras. Motivamos e mostramos que as crianças podem. Não existe limite para elas”.

Sonhos

Para os professores, a prática de modalidades esportivas trás a elevação da auto estima, da superação e dos sonhos futuros das crianças serem atletas ou mesmo atuarem na área da educação física.

WhatsApp Image 2018-06-23 at 12.20.26A professora de educação física da Escola Municipal Antônio Lopes Lins, Adriana Gomes, que atende a aluna especial Paula Fernandes Souza, fala da importância dos alunos especiais praticarem esportes. “Para os alunos especiais é muito importante pela inclusão, auto estima, saberem que eles são capazes, apesar da limitação que muitas vezes eles tem dificuldade de chegar ate algum esporte oferecido pra eles. É a valorização e superação”.

A aluna Paula Souza, de seis anos, cursanda do 1º ano na Escola Antônio Lopes Lins, aluna da professora Adriana, fala da modalidade que mais gosta e de seu sonho de futuramente ser uma professora.  “Minha mãe me incentiva a fazer esporte. O esporte que eu mais gosto é a bocha e o lançamento de disco. Quando crescer quero ser professora de educação física, meu sonho”.

Kimberli Santana, de 14 anos, aluna especial do 6º ano na Escola Municipal Plinio Barbosa Martins, participou do evento e realizou uma prova de corrida. “Gosto de praticar esporte. O professor faz eu correr bastante. Quero praticar esporte sempre. O que eu gosto mais é de corrida”.