Crianças e adolescentes de 6 a 16 anos brincaram, competiram e jogaram voleibol na tarde desta quinta-feira (10) durante o Festival de Voleibol promovido pela Prefeitura de Campo Grande, por meio da Fundação Municipal de Esporte (Funesp), no Parque Ayrton Senna.

“Levanta, trabalha e passa a bola” foram as frases mais ditas pelo professor Alexandre Duarte Pereira que passou o ano trabalhando técnicas do vôlei no projeto Geração de Campeões. De forma lúdica, mas com disciplina, ele comemora cada movimento dos alunos. “Tínhamos alunos que nunca tinham jogado vôlei, outros tinham medo da bola e alguns não completavam saque. Hoje, comemoro com eles essas conquistas”, comentou Alexandre.

Alessandra Gonzales, 10 anos, nunca tinha jogado vôlei e também festejava cada saque realizado com sucesso. Alessandra iniciou no projeto há cinco meses junto com a irmã Carla, 12 anos. Elas ficavam olhando de longe o treinamento acontecer, até que tomaram coragem de começar. Hoje, brincam e se divertem fazendo saques e recebendo elogios dos colegas quanto à evolução no jogo. “Nós tínhamos vergonha de jogar porque não sabíamos nada, mas estou muito feliz. Aprendemos bastante e estamos jogando super bem”, disse ela sorrindo.

Para quem já praticava a modalidade, o treinamento acrescentou novas técnicas. “Mesmo jogando vôlei na escola, foi no projeto que aprendi a levantar a bola, a jogar em equipe e a ter disciplina no treino”, relatou o jovem Domingues José Rodrigues, 16 anos, que também aproveita o Parque Ayrton Senna para jogar futsal, basquete e handebol com os amigos.

Sobre o projeto

Ao todo, 30 jovens participam do projeto Geração de Campeões que busca estimular a prática esportiva entre crianças e adolescentes. As atividades acontecem terça e quinta-feira das 14h às 17h e sábado das 7h às 10h, no Parque Ayrton Senna. A participação é gratuita.