No clima de competição e muito entrosamento, alunos de escolas da Rede Municipal de Ensino (Reme) participam até esta sexta-feira (15), do Festival de Minifutsal, que está contemplando um total de 410 alunos de 58 escolas.

O evento é promovido pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed) através da Divisão de Esporte, Arte e Cultura (Deac) e tem por finalidade, promover a união entre as escolas da Reme, oportunizando aos seus alunos a vivência do esporte.

A competição entre as escolas visa estimular a prática desportiva e recreativa dentro da perspectiva de uma educação integral e permanente, além da socialização.

O chefe da Deac, Marco Lopes, destacou a importância dos jogos para os estudantes nas escolas. “É de suma importância fazer a integração entre as crianças, divulgar outras escolas e falar para eles que não são adversários. São todos da mesma modalidade e todos recebem premiação”, disse.

A mãe do aluno Igor Pontes, de oito anos, da Escola Municipal Carlos Garcia, Lidiane Lourenço, que prestigiou os jogos, comenta sobre os benefícios da competição. “Eu achei muito legal e estou gostando. É bom ele saber como é jogar. É muito importante para vida dele. Eu incentivo bastante, dou muita força para ele continuar”, destacou.

O aluno Raul Vitor Dos Reis, de 10 anos, da Escola Municipal Abel Freire falou sobre como foi participar do festival. “Foi muito bom participar porque todos ganharam medalha. Eu gosto de jogar em todas as posições e minha família me incentiva”, afirmou.

Participando pela primeira vez de jogos da Reme, o aluno Luis Carvalho da Silva, de nove anos, do 5º ano, da escola Rafaela Abraão (CAIC), comenta sua emoção de participar do campeonato. “Estou achando legal. É muito bom fazer esporte. O que eu mais gosto é de jogar futebol. Meu sonho é ser jogador”, revelou.

Interação entre escolas

Para o professor de educação física, Adriano Santana, da escola do campo Barão do Rio Branco, o evento é um momento onde os alunos podem ter um entrosamento entre eles e ainda realizar atividades extraclasse. “Os jogos são importantes para as crianças porque trabalham interação, o contato com outras crianças e a relação interpessoal. São um momento para as crianças saírem da escola para o lazer”, destacou.