O 9º Festival de Arte e Cultura e o 13º Festival de Dança da Rede Municipal de Ensino, promovido pela Prefeitura de Campo Grande, por meio da Secretaria Municipal de Educação – Semed, que iniciou na tarde de ontem (22), levou para alunos, pais e convidados a apresentação de vários projetos desenvolvidos nas escolas da Rede Municipal de Ensino.O evento que está sendo realizado na Associação Cotolengo Sul-mato-grossense e tem o objetivo de realizar a culminância das atividades culturais desenvolvidas em 70 Escolas da Reme, por meio do projeto Arte e Cultura Escolar.

A cantora Keli Patrícia Jara Dantas, mãe do aluno Ariel Dantas estudante da Escola Adair de Oliveira, mencionou sobre a ação desse tipo de projeto. “É mostrando a cultura, assim como eu sou cantora, que tenho que defender a bandeira e meu filho, como eu nunca ensinei ele fazer uma bolinha, já nasceu com o dom, então é descobrindo talentos, incentivando, tirando as crianças das ruas, mostrando o que há de bonito no mundo, porque o que tem gratuitamente nas ruas é a droga, briga e com a escola aberta eles trazem os finais de semana para estarem em um ligar seguro e estar aprendendo algo que lá na frente pode refletir na vida dele”, observou.

“Estou gostando porque posso entrar nas escolas e mostrar o que eu posso fazer e o que eu não posso, e sim a cultura que eu posso compartilhar com os outros. Estou apresentando vários quadros sobre o folclore brasileiro”, comentou o estudante Ariel Dantas.

A diretora da Escola Municipal Antônio José Paniago, Maria Lúcia de Oliveira levou alunos de grupos de dança e outros que estão expondo artes plásticas. “Tem grupo de sapatiado americano e o segundo de dança urbana. Trazer essas crianças aqui representa um grande orgulho porque esse projeto desperta criatividade e autoestima muito positiva e isto faz com que eles enxerguem a escola além do aprender, do ensino, de um universo muito maior”, ressaltou a diretora.

“Esta apresentação deste projeto é um trabalho com amor, com carinho, com dedicação por profissionais de verdade e é isso que a gente tem para a Secretaria Municipal de Educação. As pessoas envolvidas nesse trabalho como diretores, professores e a Divisão de Esporte, Arte e Cultura estão de parabéns. O evento está muito bem organizado e esses profissionais merecem esse elogio. É isso que fazemos nas escolas da Reme”, comentou a secretária municipal de Educação Leila Machado.

O projeto atendeu 4.364 crianças e adolescentes com atividades nas áreas de artes visuais: artesanato, desenho, pintura, escultura, grafite, gravura, história em quadrinhos e mosaico; dança: ballet, jazz dance, dança contemporânea, sapateado e danças urbanas; música: bandas e fanfarras, violão, flauta, canto e coral e, também, teatro.O tema dos eventos é “Cantigas, brinquedos e brincadeiras da cultura popular brasileira e Música Popular Brasileira”.

O evento está sendo organizado pela Superintendência de Políticas Educacionais – Suped e pela Divisão de Esporte, Arte e Cultura – DEAC e visa oferecer à comunidade escolar e ao público em geral a oportunidade de conhecer as atividades desenvolvidas no projeto Arte e Cultura Escolar, durante o ano de 2016, nas linguagens de dança, música, artes visuais e artes cênicas.

Serviço: A Associação Cotolengo Sul-mato-grossensse está localizada na rua Jasmil Basmage, 996, bairro Mata do Jacinto.