A terceira edição do Festival da Canção da Reme vai contar com 20 alunos intérpretes selecionados em diversas etapas classificatórias, realizadas durante esta semana em unidades da Reme (Rede Municipal de Ensino). O evento é organizado pela Deac (Divisão de Esporte, Arte e Cultura) da Rede.

No total, foram realizadas 50 inscrições de 21 escolas. De cada eliminatória, dez alunos foram selecionados. Cinco da primeira categoria de sete a 11 anos e cinco da segunda categoria a partir de 12 anos, totalizando 20 finalistas.

O festival tem caráter educativo, artístico e cultural e visa oferecer à comunidade escolar e ao público, a oportunidade de conhecer atividades na linguagem artístico-musical, com o intuito de propiciar o conhecimento e estimular a musicalidade entre os alunos no contexto escolar.

IMG_20180606_151601851_HDREntre as surpresas desta edição, está a aluna Fernanda Vera da Silva, 12 anos, da escola Carlos Vilhalva Cristaldo. Autista, a aluna foi classificada com a música “Trem do Pantanal”, que ganhou uma interpretação marcante na voz grave de Fernanda, apaixonada por música desde pequena. “Com cinco anos nós já fazíamos vídeo dela cantando. Ela sempre se apresentou na escola e na igreja”, conta a mãe, Luciene Vera.

Quem fala sobre a apresentação na etapa classificatória é a própria Fernanda. Ela conta que ensaiou a canção apenas três dias antes de sua apresentação e que é a primeira vez que participa do Festival da Canção da Reme. “Fiquei muito feliz em ser escolhida, mas agora estou um pouco nervosa”, disse. Independente do resultado, a mãe Luciene explica que orienta a filha sobre a importância de participar. “Não incentivo a competição, procuro mostrar que o que vale é a participação, fazer o que a gente gosta”, afirmou.

Como tem dificuldade na leitura devido a hipersensibilidade na visão, Fernanda decora as letras ouvindo as canções. “Gosto de todos os tipos de música. Escuto rádio, televisão, tudo”, pontuou. Para a mãe, sua maior incentivadora, o dia da final será de grande emoção. “Se agora já chorei, imagina no dia. Ela é o meu orgulho”, contou.

Enquanto Fernanda é novata no festival, Eduarda Fidelis de Freitas, da escola Maria Lúcia Passarelli é uma veterana de concursos e vencedora da edição do ano passado na primeira categoria, interpretando a música “Caçador de Mim”. Em 2016 ela também conquistou o primeiro lugar com  “João e Maria”.

Este ano ela aposta na canção “Bandolins”, de Osvaldo Montenegro, para tentar a terceira vitória.

Dedicada, Eduarda integra o cora do Sesc Lajeado e treina todos os dias. Para as classificatórias, ela ensaiou por um mês ao lado do professor de Artes da escola, que também acompanha a aluna em suas apresentações com violão. “Cantar é a vida dela e eu apoio porque é o que ela quer ser”, revelou a mãe, Neide Fidelis de Souza.

Já a aluna Emanueli da Silva Ovelar, de 11 anos, da escola Padre Heitor Castoldi, disse ter ficado surpresa com a classificação. “Participei ano passado com a música Aleluia, da Gabriela Rocha, mas não fui escolhida. Estou ansiosa para o dia da final”, disse. Fã de música gospel, ela conta que prefere temas evangélicos, tanto que canta em igrejas e sua artista preferida é Bruna Carla.

Apesar de sua preferência, este ano ela escolheu defender a canção “Era uma vez”, da brasileira Kell Smith. Acostumada a se apresentar desde pequena, Emanueli diz que quando os pais estão na plateia, fica apreensiva, mas sabe que eles apoiam seu amor pela música. “Eles gostam de me ouvir e vão estar lá no dia”, concluiu.

A final será no dia 20 de junho, a partir das 13h30, no Teatro Prosa, no Sesc Horto, localizado na rua Anhanduí, 200, Centro.

Confira os classificados:

1ª Eliminatória – Categoria 1 – Escola Municipal Eduardo Olímpio Machado.

1º Emanueli da Silva Ovelar – Heitor Castoldi/

2º Nicolly Oliveira Paixão – Irene Skukala

3º Lara Huaghatta Oliveira Silva – Elízio Ramirez

4º Nicolas Gabriel de Paula Silva – Irene Skukala

5º Danmilly Feijó Nunes – Dr. Tertuliano Meirelles

Categoria 2

1º Erika Souza G. dos Santos – Marina Couto Fortes

2º Layza Magalhães Oliveira – Marina Couto Fortes

3º Pedro Cardoso de Queiroz – Brígida Ferraz

4º Mikaella Correa de Queiroz – Dr. Tertuliano Meirelles

5º Emanuelly Américo Miranda/ Dhulyane Aline Santos – João Evangelista Vieira

2º Eliminatória – Categoria 1 – Escola Municipal Consulesa Margarida Maksoud Trad.

1º Eduarda Fidelis de Freitas – Maria Lúcia Passarelli

2º Maria Clara Borges Melgarejo – E.T.I Ana Lúcia de Oliveira