Com muita emoção dos alunos e convidados, o Festival da Canção da Rede Municipal de Educação, promovido pela Prefeitura de campo Grande, por meio da Divisão de Esporte, Arte e Cultura da Semed, chegou ao fim nesta quarta-feira (20). Realizado no Sesc Prosa no Horto Florestal, o evento contou com a participação de 20 escolas  e teve o intuito de propiciar o conhecimento e estimular a musicalidade entre os alunos no contexto escolar.

????????????????????????????????????

O evento foi dividido em duas categorias: de sete a 11 anos e a partir dos 12 anos.  A classificação da primeira categoria de sete a 11 anos teve em terceiro lugar a aluna Maria Luíza Rodrigues, da Escola Municipal Licurgo de Oliveira Bastos, com a música “Que sorte a nossa (Paula Matos e Matheus e Kauan); em segundo lugar, a Escola Municipal Elísio Ramires com a aluna Lara Oliveira com a música “Bate coração” (Elba Ramalho) e em primeiro lugar, classificou a Escola Maria Lucia Passareli com a aluna Eduarda Fidélis cantando a musica “Bandolins” (Osvaldo Montenegro).

Na segunda categoria, a partir de 12 anos, em primeiro lugar classificou a Escola José Mauro Messias, com a aluna Samyra da Rosa com a música de Chitãozinho e Xororó (Evidências); em segundo lugar classificou a Escola Carlos Vilhalva, com a aluna Fernanda da Silva, com a música “Trem bala” (Ana Vilela) e em terceiro classificou a aluna Yasmim Sol Dantas, da Escola Municipal Adair de Oliveira com a música “Manhas de setembro” (Vanusa e Mario Campanha).

Cópia de FOTO (57)A aluna Samyra Santos, classificada em primeiro lugar, na segunda categoria, contou como foi a sensação de sua classificação.

“Foi maravilhosa, eu tinha participado no ano passado e não tinha ganhado nenhuma classificação. Fiquei muito feliz. Pretendo levar adiante, meu pai toca, minha mãe canta, pretendo levar o nome da família adiante, canto desde os meus dois anos de idade”.

O festival tem caráter educativo, artístico e cultural e visa oferecer à comunidade escolar e ao público, a oportunidade de conhecer atividades na linguagem artístico-musical, com o intuito de propiciar o conhecimento e estimular a musicalidade entre os alunos no contexto escolar.

A classificada em primeiro lugar da categoria de sete a 11 anos, Eduarda Fidelis de Freitas, 11 anos, do 6º ano, da Escola Passareli, comentou sua emoção da disputa do Festival.

“Foi muito bom. Ensaiei muito para conseguir cantar. Hoje mesmo não estava conseguindo cantar um pouquinho da música, mas deu tudo certo. Quero seguir carreira. Gosto de todos os estilos de músicas”.

A secretária-adjunta de Educação, Soraia Campos disse que este tipo de evento trouxe para os alunos melhor aprendizado.

????????????????????????????????????

“Quando uma criança faz aquilo que ela gosta, certamente melhora todos os aspectos da sua vida. Se a escola proporciona esse tipo de trabalho para que a criança possa desenvolver aquilo que ela gosta, ela vai se sentir a vontade no ambiente escolar para desenvolver outras áreas de aprendizagem”.

O chefe da DEAC, Marcos Lopes falou sobre o evento e a participação dos pais no Festival e o trabalho realizado pela Semed para realizar esta ação.“É muito gratificante fazer essas ações quando elas são valorizadas pelos pais e pela comunidade. A gente fica muito feliz de fazer esse trabalho nas escolas e descobrir os talentos. Esse evento teve um repertório muito bom com músicas difíceis em que os alunos se saíram muito bem”.