As apresentações artísticas da 12ª edição do Festival de Arte e Cultura (FEAC) e 16ª edição do Festival de Dança da Rede Municipal de Ensino (Reme) terminaram na tarde desta sexta-feira. Ao todo, os três dias de evento reuniram um público de nove mil pessoas, que conferiram apresentações circenses, de dança, música e teatro. O prefeito Marquinhos Trad também marcou presença no evento na noite de quinta-feira (22).

WhatsApp Image 2019-08-23 at 15.54.12Participaram alunos de 86 escolas, da Educação Infantil ao 9º ano, além de alunos do Ensino Médio e técnico da escola agrícola “Governador Arnaldo Estevão de Figueiredo”. Foram um total de 3,9 mil alunos e 120 apresentações, além da exposição que destacou a cultura das regiões do Brasil por meio de telas, gravuras, desenhos, e esculturas.

Presente do encerramento do evento, a secretária municipal de Educação, Elza Fernandes, disse que a participação dos pais foi fundamental para o sucesso do evento. “É muito gratificante ver o evento lotado de familiares, professores e alunos. Tenho que agradecer imensamente todas as unidades escolares, o empenho da equipe da Deac e todos os pais para que esse evento pudesse acontecer”, afirmou.

O chefe da Divisão de Esporte, Arte e Cultura da Reme, Marcos Antonio Lopes, Marcos Lopes, destacou o cuidado na elaboração dos números e trabalhos apresentados. “Nesses dias passaram muitas pessoas que se emocionaram com o trabalho desenvolvido nas unidades escolares. Sem a presença do público, dos pais e responsáveis, nos não teríamos esse número tão expressivo de público”, pontuou.

Mesmo com pouca idade, a pequena Mariana, de dois anos, da EMEI Varandas do Campo, não escondia a empolgação de participar de sua primeira apresentação em um teatro. Emocionada, a mãe, Eliane Maria Anunciação, disse que a filha sempre chega em casa contando o que aprendeu no projeto.

“Foi tudo mágico para ela. Ela estava empolgada com essa apresentação desde o começo da semana e o trabalho que a professora faz é muito bonito. Ela chega em casa e conta o que fez e sempre quer ir para a aula para dançar. Ela ama dançar e ama a professora”, afirmou.

Este ano as apresentações de circo, teatro e audiovisual tiveram como tema a literatura brasileira. Já os números musicais exploraram o pop rock, nas artes visuais, os trabalhos destacaram a cultura popular contemporânea no Brasil e na dança, o cinema foi a inspiração das coreografias realizadas pelos professores dos projetos.