Com o desejo de transformar em realidade o sonho da casa própria, centenas de famílias compareceram na abertura da 2ª edição do Feirão Habita Campo Grande, realizado na Cidade da Habitação, na noite desta quinta-feira (15). De forma transparente, 102 unidades habitacionais do Portal das Laranjeiras foram sorteadas.

Dando sequência ao maior evento do segmento da habitação de interesse social do Estado, nesta sexta-feira (16) e no sábado (17), nos altos da Avenida Afonso Pena, no espaço da Cidade do Natal, mais 434 casas serão sorteadas, desta vez dos loteamentos do Jardim Inápolis, Sírio Libanês e Aero Rancho I e II.

Os sorteios públicos são realizados conforme determina a Lei Complementar n. 299 de 29 de maio de 2017, que instituiu a sua obrigatoriedade, a fim de beneficiar pessoas que se encontram em situação de vulnerabilidade social, o que concede total transparência ao processo. Mais de 35 mil famílias da Capital, cadastradas na base de dados da EMHA e devidamente habilitadas ao sorteio desses empreendimentos, acompanharam, em tempo real, a chamadIMG_3943 (Copy)a dos nomes que serão destinados a cada moradia social.

Para o prefeito Marquinhos Trad, o sorteio de unidades habitacionais em praça pública é uma importante forma de combater ilegalidades. “No início da nossa gestão, buscamos uma total transparência nos sorteios dessas moradias. Em maio de 2017, foi instituída a obrigatoriedade, por lei, do sorteio em praça pública. Buscando atender à demanda de moradias sociais em Campo Grande, de forma transparente e sincera para com o campo-grandense, nós estamos aqui hoje, realizando mais esse sorteio. Vamos continuar trabalhando para que cada vez mais às famílias da nossa cidade possam transformar em realidade o sonho da casa própria”, disse o prefeito.

O diretor-pIMG_3851 (Copy)residente da EMHA, Enéas Netto, detalhou o processo de sorteio das unidades habitacionais no 2º Feirão Habita Campo Grande. “O prefeito pediu que uma solução inteligente fosse tomada, visando combater o déficit de moradias sociais em Campo Grande. Através de estudos realizados pela nossa equipe, foi descoberto que uma quantidade considerável de pessoas se encaixam em outras vertentes do Programa Minha Casa Minha vida. Em razão disso, começamos a conceder valores de entrada para aquelas pessoas que têm condição de financiar uma casa. Hoje, nós temos 300 cotas disponíveis, cada uma custa seis mil reais”, concluiu.

Rakel Medina, 25 anos, contemplada com uma unidade habitacional na noite desta quinta, descreveu o momento de felicidade ao ser sorteada. “Foi muito emocionante para mim ser sorteada nessa noite de hoje. Eu tenho um filho especial, moro de aluguel, então é tudo muito difícil. Pra mim, é uma felicidade imensa. Afinal, eu pago 500 reais de aluguel. Na hora que meu nome foi sorteado eu fiquei muito emocionada. Só tenho a agradecer. Estou tremendo de felicidade até agora”, falou emocionada.

“Eu preciso muito de uma casa porque eu moro de favor. Minha expectativa é ser contemplada nesta noite de hoje. Eu sempre atualizo meu cadastro, porque eu confio que um dia vou ser beneficiada. Com esse sorteio em praça pública, é uma forma que a prefeitura tem de respeitar a população que precisa dessas unidades”, disse Delma Aparecida, 56 anos.