Se transformar em um cientista e contribuir com importantes descobertas para a sociedade ou, quem sabe, ir mais longe e ter a oportunidade de viajar pelo espaço, como o astronauta brasileiro Marcos Pontes.

VOM_0302As visitas que os alunos da Rede Municipal de Ensino (Reme) estão fazendo a 71ª edição da Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que acontece até sábado (27) na UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), estão provocando a imersão das crianças  a um mundo de descobertas e estimulando o desejo de seguir carreira na área científica.

Ao todo, mais de 600 alunos da Reme estão participando de diversas atividades em estandes, palestras e seminários no evento. O evento traz uma programação com mais de 250 atividades, com a participação de pesquisadores renomados, nacionais e internacionais, além de gestores do sistema estadual e nacional, ONGs e empresas, que estão mostrando estudos nas mais diversas áreas, desde robótica até a área da saúde, passando por novas tecnologias.

Ana Paula da Silva Tavares, coordenadora pedagógica da Escola Municipal José Mauro Messias (Poeta das Moreninhas), falou da relevância dos alunos prestigiarem o evento.

“Proporciona conhecimento. Trouxemos alunos do 6º ano do Ensino Fundamental para eles já irem adquirindo esse conhecimento e  aguçar a curiosidade de aprender Ciências e de ter conscientização de cuidarmos do nosso planeta”, destacou.

Descobertas

VOM_0317O aluno Rian Lucas Garcia, 12, do 6º ano da escola Poeta das Moreninhas, comentou sobre a feira e de seu sonho de futuramente ser tornar um cientista, na área da biologia. O aluno vibrou com o estande que retrata a fauna marinha e também a astrologia.

“Eu gosto de Ciências porque relata coisas que as pessoas não sabem. É legal aprender diversas coisas e cada vez mais descobrir. O que mais gosto de pesquisar é sobre o mar e os planetas. Na escola fizemos projetos sobre o sistema solar. Gostaria de ser cientista porque gosto muito de pesquisar. A área que eu gosto é da Biologia”, frisou.

A professora Luana Souza Costa Franco, do laboratório de Ciências da Escola Municipal Elizio Ramirez Vieira, levou seus alunos e comentou sobre a importância dos estudantes participarem do evento.

“Aqui eles tem o contato com pesquisadores, com os trabalhos que estão sendo realizadas no momento. Eles têm a possibilidade de ver vários trabalhos realizados por outros alunos e isso é um grande incentivo para se interessarem pelo mundo da Ciência”, disse.

Encantado com o planetário montado na feira, o estudante Lucas Cezar da Silveira, 13, do 8° ano da Escola Municipal Elizio Ramirez Vieira, falou da emoção de visitar o evento. O estudante participa em sua escola do clube de ciências e pretende futuramente ser um profissional da área da saúde.

“O que mais achei interessante foi o planetário. Na escola participo do Clube de Ciências, entrei esse ano e estamos trabalhando sobre o meio ambiente, como fazemos para cuidar dele. No futuro quero ser enfermeiro”, destacou.