Em uma área de grande acesso no Shopping Bosque dos Ipês,  a Prefeitura de Campo Grande, por meio da Subsecretaria de Políticas para a Juventude, realizará a 3ª edição da Feira da Empregabilidade, que acontecerá no próximo dia 7 de abril.

O espaço será garantido para  30 stands de empresas e instituições voltadas para a área de trabalho e qualificação, que poderão divulgar seus produtos e vagas de emprego e estágio. Na primeira e segunda edição, sete e 17 parceiros, respectivamente, receberam mais de 1.500 jovens e adultos que buscavam uma colocação no mercado de trabalho.

O objetivo da Feira da Empregabilidade é unir agentes de integração e pessoas que estão em busca do primeiro emprego, de uma oportunidade de trabalho ou que estão buscando estágio remunerado. Até o momento, cerca de 20 empresas já confirmaram presença e estão oferecendo mais de 400 vagas em diversos setores da sociedade, tanto para estudantes, quanto para trabalhadores em geral.

Para o subsecretário de Políticas para a Juventude, Maicon Nogueira, a participação de diversas empresas, de diferentes ramos, tem possibilitado que muitos jovens e adultos encontrem uma chance de trabalho em um só lugar. Em muitos casos, os perfis selecionados já saem com a carta de encaminhamento para fazer a seleção nas empresas.

“Sabemos da dificuldade do empresário de encontrar mão de obra qualificada e sabemos que os jovens estão à procura de oportunidades. Por isso, é necessário que o poder público ofereça os caminhos para unir os dois lados. Nas duas primeiras edições, tivemos boas participações e muitos jovens foram encaminhados”, disse Nogueira.

Na última edição, quase 500 vagas foram oferecidas pelas empresas e muitas delas foram preenchidas pelos jovens que participaram da feira. A gestora de Recursos Humanos da Skill RH, Caroline Assis Barbosa, destacou que o evento é uma oportunidade quase única de atrair muitos jovens em um só lugar devido à quantidade de vagas ofertadas. “É um fomento a cultura da empregabilidade. Participamos das duas feiras e sabemos que podemos ofertar muitas vagas”, declarou.

A analista de Recursos Humanos da MRV Engenharia, Priscila Lopes de Barros, também ressaltou a importância da empresa ter participado da Feira da Empregabilidade. Em processo de expansão, a companhia esteve presente na segunda edição do evento e disponibilizou 20 vagas para a área comercial. Durante todo o período de atendimento, passaram pelo stand 91 pessoas, que deixaram 83 currículos para serem analisados, o que gerou uma confiança maior na escolha dos candidatos.

“Essa feira contribuiu justamente dessa forma, trazendo profissionais com qualidade e capacitados para assumir posições na área comercial. O evento também contribuiu bastante no nosso processo de seleção e temos interesse de continuar participando das próximas feiras”, disse Priscila.

Além de empresas que fazem a integração entre estudantes, trabalhadores e as vagas de emprego, instituições privadas de diversos ramos também tiveram espaço na feira, promovendo informações sobre o serviço oferecido ou realizando o cadastro para novos contatos.

Entre elas estava a Unopar, de Campo Grande, que realizou a distribuição de livros publicados pela universidade e convidou estudantes para participarem do vestibular. “Oferecemos isenção no nosso vestibular e cursos com descontos que podem chegar a até 60% nas mensalidades. Distribuímos gratuitamente exemplares de nossos livros didáticos a todos participantes do evento”, destacou a coordenadora comercial da instituição, Quezia Fagundes.

Das 90 pessoas que passaram pelo stand, 35 fizeram o processo seletivo para estudar na instituição. A Unopar oferece ainda um canal exclusivo para os alunos – o Canal Conecta – onde eles podem se aprimorar e também se candidatar a divIMG_9081ersas vagas de emprego ofertadas por empresas parceiras.

Quezia destacou ainda que é fundamental participar de um evento como a Feira da Empregabilidade para fomentar a necessidade de se manterem atualizados e qualificados, para que assim possam obter mais possibilidades de uma nova carreira.

“Em uma Feira de Emprego reúnem-se pessoas que possuem um perfil muito parecido com o perfil do nosso aluno: pessoas que estão buscando uma oportunidade no mercado e sentem na pele a necessidade de qualificação. Estar presente em um evento como este é a oportunidade de oferecer aos presentes a possibilidade de unir o útil, os estudos, àquilo que é essencial: o trabalho”, explicou a coordenadora comercial da Unopar.

O voluntário na área de relações institucionais da Subjuv, Carlos Roboton, explicou que desde a primeira feira os resultados foram significativos tanto para as empresas quanto para os jovens. Segundo ele, é imprescindível a participação da sociedade na busca por uma oportunidade de emprego. “Temos esse compromisso com a juventude campo-grandense e promover uma ação como esta é significativa para todos. A Feira da Empregabilidade é uma excelente forma de unir o empresário e os profissionais que estão buscando uma chance de mudar de vida”, disse.

Para reservar um stand e mais informações, os empresários podem entrar em contato com a Subsecretaria, pelo telefone 3314-3577.