A poucos meses do inverno, a  Prefeitura de Campo Grande, por meio do Fundo de Apoio à Comunidade (FAC), está com a Campanha de Agasalho organizada para esquentar as famílias carentes nos meses mais frios do ano. Empresários e população em geral podem aderir à causa. É só ir até o FAC, na Rua Anhanduí, 294 (ao lado do Horto Florestal) e escolher como quer participar.

Com a expectativa de atender cerca de 5 mil pessoas nas sete regiões da cidade de Campo Grande, tendo como foco proporcionar um inverno seguro e digno as famílias em vulnerabilidades  socioeconômicas, o FAC vai coordenar ações para arrecadação de roupas, agasalhos, peças de cama, mesa, banho, calçados, bem como alimentos necessários para o preparo de uma refeição coletiva a ser distribuída gratuitamente – Sopa.

Toda arrecadação será efetuada de forma voluntária a partir das parcerias estabelecidas, apenas o cobertor e a fabricação do poncho (vestimenta de frio) passarão pelo processo de licitação, financiados pelo Fundo.

A campanha ocorrerá na segunda quinzena de maio, sendo continuada até que se atenda o maior número possível de famílias em estado de vulnerabilidade socioeconômica.  A distribuição dos cobertores dar-se-á a partir da ação conjunta do FAC com as lideranças comunitárias, que ficarão responsáveis por efetuar a triagem das pessoas necessitadas dentro de sua comunidade enquanto o FAC efetuará a entrega dos cobertores. Os ponchos (vestimenta de frio), serão fabricados pelo FAC, a distribuição deste artigo se destinará prioritariamente a crianças e idosos.

Uma das formas de arrecadação das doações será pautada no projeto já executado pelo FAC “Ajuda do Bem”, que disponibiliza caixas em pontos estratégicos da cidade com a finalidade de arrecadar alimentos, roupas, brinquedos dentre outros. A colaboração pode ser efetuada por qualquer pessoa, empresa ou comunidade.

Além destas formas de ajuda, o FAC realizará no dia 26 de maio a 19ª edição da tradicional “Feijoada do FAC”. O evento é beneficente e toda a arrecadação será revertida para a compra de agasalhos, cobertores e alimentos para atender a população em estado de vulnerabilidade e entidades de assistência social.

O evento acontece a partir das 11 horas, no Golden Class. Os ingressos, que poderão ser adquiridos a partir de 15 de abril, custam R$ 170 e podem ser adquiridos no FAC, localizado na Rua Anhandui, 294, anexo ao Instituto Mirim. Mais informações pelo telefone 3314-3248.

A primeira-dama de Campo Grande, Tatiana Trad, presidente do comitê gestor do FAC, explica que a colaboração da população é de extrema importância para o sucesso da campanha. “É muito importante a colaboração de todos, porque quando a gente une força, a gente consegue atingir um resultado com muito mais eficiência. Quanto mais pessoas estiverem engajadas nesta causa, mais pessoas vão estar protegidas do frio neste inverno, quanto mais a sociedade estiver envolvida, mais pessoas vamos poder ajudar”, ressalta.

FAC

O Fundo de Apoio à Comunidade é diretamente vinculado ao Gabinete do Prefeito e tem por finalidade a realização de ações e desenvolvimento de programas e projetos dirigidos prioritariamente às pessoas que se encontram em situação de risco e vulnerabilidade social.

Visando o atendimento ao cidadão com extrema carência financeira, o FAC desenvolve ações em conjunto com a comunidade e parceiros que auxiliam com doações de alimentos, roupas, calçados e outros produtos de primeira necessidade.

Dentre as ações do FAC, destacam-se também, os programas e projetos que têm por objetivo o desenvolvimento das potencialidades dos cidadãos carentes, através da realização de cursos, palestras e oficinas que visam a capacitação profissional para inclusão no mercado de trabalho e aumento de renda.