Há 10 anos, uma dupla de amigos teve a iniciativa de levar um pouco de conhecimento religioso e cestas básicas às famílias de Campo Grande que passavam por dificuldades. Porém, pensando em alimentar não apenas o corpo físico, mas também em oferecer melhoria na qualidade de vida daquelas pessoas, criaram o Instituto Ser Integral, que consiste em oferecer aulas de reforço aos jovens das famílias, com foco exclusivo em proporcionar condições
futuras de destaque no mercado de trabalho.

Desde então, voluntários ministram aulas gratuitas de matemática, português, redação e atualidades a alunos matriculados do 4° ao 9° ano do ensino fundamental nas escolas municipais de Campo Grande, não como um mero reforço escolar, mas com a finalidade de aprová-los em concursos públicos e particulares.

O Fundo de Apoio à Comunidade (FAC), que atende famílias das sete regiões de Campo Grande e dos dois Distritos, caminha junto com o projeto rumo a um mesmo propósito. Diariamente, assistentes sociais fazem o atendimento técnico na casa dessas pessoas, a fim de identificar as necessidades de cada uma delas.

De acordo com a primeira-dama de Campo Grande, Tatiana Trad, o Instituto Ser Integral se une ao FAC no intuito de proporcionar melhores condições de vida para centenas de famílias que hoje se encontram em uma situação mais delicada. Ainda conforme a gestora do FAC, por meio da educação desses jovens é possível fazer com que se destaquem no mercado de trabalho e mudem a realidade de suas casas.

“Nós atendemos as famílias desses alunos que hoje passam por dificuldades, mas que por meio de pessoas preocupadas com um futuro de mais igualdades sociais, se dedicam a estimular esses jovens a pensarem grande e acreditarem que podem sim ter uma vida financeira diferente e melhor”, pondera Tatiana, que também preside a Comissão Municipal dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Durante os 10 anos de projeto, cerca de 100 alunos já foram aprovados para o Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), escolas privadas e colégios militares. Diante do sucesso do Instituto Ser Integral, uma parceria firmada junto com o IFMS garantiu a cedência gratuita de professores para preencher o quadro das aulas. Atualmente, cerca de 40 professores e administrativos ajudam no desempenho das atividades necessárias.

PANDEMIA
Conforme explica o presidente do Instituto Ser Integral, João Carlos N. Ferreira Júnior, assim como em diversos setores, com a chegada da pandemia as aulas tiveram que ser readaptadas para o formato on-line.

“Antes da pandemia e ao longo de quase uma década acabamos por nos limitar, física e pontualmente, aos bairros Nova Lima, Santa Emília e Jardim Aeroporto. Com a pandemia, pudemos alargar o círculo dos beneficiados, e hoje em dia, atendemos crianças em diversos bairros como Noroeste, São Conrado, entre outros, e até mesmo um projeto social denominado Jardim das Oliveiras no Pará”, pontua o professor.

AULAS GRATUITAS
As aulas para os alunos do 4° ao 6° ano são transmitidas às segundas, quartas e sextas-feiras, em ambos os turnos. Há também, para os alunos do 4° ao 6° ano uma turma avançada, na qual eles fazem três provas por semana, com correção todos os dias à noite, das 18h15 às 19h30 e no sábado pela manhã.

Já para os alunos do 7° ao 9° ano as aulas acontecem nas terças, quintas e sábados, nos períodos de manhã e de tarde. No sábado as aulas acontecem somente no período da manhã.

Para assistir as aulas online do 4º ao 6º ano é preciso entrar no link https://chat.whatsapp.com/JvP199zZp6c2vJHZLQicCh

O acesso às aulas do 7° ao 9° ano do Ensino Fundamental é por meio do link https://chat.whatsapp.com/KDyfHhY7c9i3DxzMqrpM1W

Para que o Instituto Ser Integral alcance mais alunos e possa produzir mudanças significativas na vida das famílias, é preciso que novos parceiros abracem a ideia. “Relevante é o apoio simultâneo da assistência social, educação e de outras áreas humanas. Precisamos de estrutura para montar salas de aulas nas diferentes regiões da cidade, assim como equipamentos audiovisuais para a transmissão das aulas”, ressalta João.