Os cemitérios municipais estão finalizando os preparativos para receber os visitantes para o Dia de Finados. Equipes da Prefeitura de Campo Grande intensificaram, nas últimas semanas, os trabalhos de limpeza das ruas internas dos cemitérios municipais com capina e retirada de entulhos.

A expectativa é de que os três cemitérios recebam aproximadamente 170 mil pessoas. Sendo esperados cerca de 20 mil visitantes no Cemitério Santo Antônio, 110 mil no Santo Amaro e 40 mil no Cemitério São Sebastião (Cruzeiro).

“Vamos disponibilizar funcionários para trabalhar nos três cemitérios municipais nos dias 31 de outubro e 01 e 02 de novembro, no atendimento à população, que irá visitar e prestar suas homenagens, garantindo assim o acesso à informação, comodidade no atendimento e segurança interna e externa nos cemitérios municipais”, destacou o secretário municipal de Meio Ambiente e Gestão Urbana, Luís Eduardo Costa.

O Cemitério Santo Antônio possui 14 mil sepulturas, Santo Amaro 43 mil sepulturas, Cemitério São Sebastião Cruzeiro, 29 mil sepulturas.

De acordo com a Semadur, serão deslocados para todos os cemitérios, funcionários administrativos, técnicos de informática, guardas metropolitanos, fiscais e agentes fiscais em número suficiente para atender os visitantes que necessitarem de informação e orientação. E com o auxílio da informática, a prestação de informações de localização de sepulturas será mais ágil.

O secretário Luís Eduardo informa ainda que “ a Prefeitura colocará à disposição dos visitantes banheiros químicos nos cemitérios municipais em número suficiente para o atendimento de todos. Os cemitérios municipais funcionarão no dia 02 de novembro, das 6h às 18h para visitas e informações”.

Ambulantes

Como acontece todos os anos, haverá uma área delimitada para os ambulantes e não será permitida a obstrução nas entradas dos cemitérios municipais. Os fiscais estarão orientando os ambulantes nos dias de visitação.

A Operação Finados é organizada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Gestão Urbana (Semadur); Guarda Civil Metropolitana (CGM); Agência Municipal de Tecnologia da Informação e Inovação (Agetec); Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran), Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos (Sisep) e Secretaria Municipal de Assistência Social (SAS).