Uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação e o Grupo Mineiro de Pesquisa Girarte proporcionou aos alunos da Rede Municipal de Ensino um momento de descontração e aprendizado. No último sábado (29), os alunos participaram de uma aula diferenciada, quando puderam assistir ao espetáculo “Lei–Corporalizando as 3 Leis de Newton e a Lei Gravitacional”.

De forma criativa, os atores encenaram a temática com movimentos de corpos, remetendo-se as leis da Física, oportunizando uma reflexão às leis e seus contextos. “A intenção do projeto é facilitar o acesso das escolas aos locais de teatro, fazer uma democratização da cultura. Acredito que a proposta é muito importante para os alunos, pois mexe com a autoestima, com a confiança e capacidade de cada um. Já passamos por 52 cidades. Esta é a primeira vez que estamos em Campo Grande”, disse Marcus Diego, um dos atores da peça.

Para o público presente, a apresentação foi um encanto. “É a primeira vez que venho ao teatro com minha filha e eu amei. Gostei muito da forma como eles lembraram das leis da Física. É importante as crianças terem contato com esse tipo de espetáculo, é uma aula mesmo” , disse Maria Aparecida Carvalho, 57 anos, mãe da aluna Larissa Carvalho, 11 anos, que estuda na Escola Municipal Antônio José Paniago.

No total, estiveram presentes ao espetáculo alunos de 17 escolas municipais. “Achei bem criativo. É uma oportunidade muito importante para o nosso conhecimento. Gostei da forma como foi contado o texto e a dança que eles fizeram no palco”, disse a aluna Camila dos Santos, 12 anos, da Escola Municipal Antônio José Paniago.

“A Física já tem leis conhecidas e outras tantas a serem desvendadas. Interessante seria refletirmos sobre a importância e funcionalidade das inúmeras leis que construímos para respeitarmos e resguardarmos nossas gerações”, considera o ator Marcus Diego.