Uma peça de teatro onde o foco é a vida dos familiares e da pessoa com Alzheimer, assim será o espetáculo “Nos trilhos da Mente”, que será realizado nesta sexta-feira (26), pontualmente às 19 horas, no Teatro do Colégio Dom Bosco, em Campo Grande.

O teatro foi organizado pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), por meio do coordenador do curso de Medicina, o psiquiatra José Carlos Rosa Pires e pelo professor de Artes Cênicas Leonardo Arruda Calixto, responsável pela direção da peça. O evento é voltado para maiores de 12 anos e tem entrada gratuita. A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Sectur) apoia a realização do espetáculo.

“Sabemos o quanto a informação chega às pessoas de forma mais impactante por meio do teatro. Somos responsáveis por difundir a cultura, arte e o turismo, porém, nosso papel também é usar nossas funções para contribuir com a saúde da comunidade”, pontua Laura Miranda, secretária-adjunta da Sectur.

O drama a ser encenado contará a história de um ferroviário chamado Manoel, que terá o apelido de Mané do apito. Na peça, ele será a pessoa acometida pelo Alzheimer.

“Quando escrevi a primeira versão da peça, em 2009, eu lecionava em outra faculdade e fizemos 21 apresentações, onde os atores eram os estudantes do curso de Psicologia. Naquela época o teatro foi feito de forma amadora, bem diferente do que será agora, profissional e impecável”, afirma José Carlos.

Além de José e Leonardo, ainda estão envolvidos na produção teatral quatro alunos do curso de medicina e egressos da faculdade, além da professora de medicina Inesila Montenegro, que ficará responsável pela preparação vocal dos participantes da peça.

Os atores e a iluminação, por exemplo, são todos vinculados ao curso de Artes Cênicas. “Com música de Ogg Ibrahim, à peça ‘Nos Trilhos da Mente’ retrata a história do Mané do apito, um drama que Regina vive. Dor, sofrimento, alegria, choro, dúvidas e incertezas fazem parte da narrativa. A peça ainda faz um resgate cultural à ferrovia”, antecipa Leonardo.

Mais informações sobre a peça podem ser obtidas pelos telefones 67 99981-6271 e 99102-1900.