Alunos das escolas rurais da Rede Municipal de Ensino (Reme) participaram hoje (25.11), pela manhã, do 13º Campeonato das Escolas do Campo, promovido pela Prefeitura Municipal.  As competições aconteceram na Escola Municipal Barão do Rio Branco, no distrito de Rochedinho.

O campeonato, coordenado pela Secretaria Municipal de Educação (Semed) tem o intuito de interagir as escolas rurais em atividade esportiva na modalidade do futebol, em times divididos de masculino e feminino em sete equipes. O evento é organizado pela Divisão de Esporte, Arte e Cultura, da Semed.

Participaram do campeonato as Escolas Barão do Rio Branco, Darthesy Novaes Caminha, Isauro Bento Nogueira e Orlandina Oliveira Lima. Ao total foram formados quatro equipes masculinas e três femininos.

Na abertura dos jogos, o tradicional desfile das equipes participantes. A recepção feita pelos professores e técnicos da escola municipal Barão do Rio Branco aos participantes contou com apresentação cultural de dança de grupo de alunas da escola .

O professor de apoio pedagógico Roberto Ferreira, que acompanhou seu time da Escola  municpal Orlandina, comentou como foi o desempenho do time. “O jogo foi bom , pela experiência dos alunos de ser a primeira vez sair fora para participar de uma competição ficou dentro do nosso planejamento. Nosso treinamento foi constante com nosso professor técnico. Nosso resultado foi bom, hoje o dia está muito quente, mas o resultado foi satisfatório”.

O estudante Felipe Custódio Varela Galeano, da Escola Orlandina  destacou que “treinamos todas as quintas-feiras e esperávamos chegar aqui e fazer o melhor. Não conseguimos em primeiro momento, empatou o jogo, mas esperamos recuperar ainda até o fechamento dos jogos”.

“O jogo foi bom, tivemos alguns imprevistos, nosso goleiro deixou passar uma bola, mas recuperamos e conseguimos buscar o empate. Nós treinamos muito e esforçamos para chegar aqui e fazer um bom jogo. Agora vamos dar o melhor de nós para sairmos desse empate e buscarmos a vitória”, falou o estudante Yan Cesar da Silva, da escola Isauro Bento que enfrentou o time do Orlandina.

O coordenador da divisão de Esporte, Arte e Cultura,  Rogers Sampaio, que esteve presente organizando o campeonato, ressaltou a importância deste evento para os alunos. “Essas atividades esportivas nas escolas trazem para os alunos o que é praticado na disciplina de educação física nas escolas e contribui para a interação entre as escolas e os próprios alunos. Os jogos são bem organizados pela equipe do Deac em conjunto com as escolas e traz grande emoção para as crianças”  explicou.

No resultado final do campeonato as equipes classificaram foram:

FEMININO
1º lugar: Escola Municipal Isauro Bento
2º lugar: Escola Municipal Barão do Rio Branco
3º lugar: Escola Municipal Darthesy Novaes Caminha

MASCULINO
1º lugar: Escola Municipal Orlandina Oliveira Lima
2º lugar: Escola Municipal Isauro Bento
3º lugar: Escola Municipal Darthesy Novaes Caminha

ARTILHARIA
Artilheira: Heloisa da Silva – Isauro Bento (4 gols).
Artilheiro: Eduardo de Carvalho – Orlandina (3 gols)

GOLEIRO MENOS VAZADO
Goleira: Luana Gonçalves – Orlandina (1 gol sofrido)
Goleiro: Rian Lucas – Orlandina (1 gol sofrido)