As escolas Professor José de Souza e Oliva Enciso foram as campeãs da quarta edição do Festival da Canção da Rede Municipal de Ensino (Reme), promovido pela Secretaria Municipal de Educação (Semed), por meio da Divisão de Esporte, Arte e Cultura (Deac). As duas unidades conquistaram o primeiro lugar nas duas categorias do Festival.

O evento aconteceu na tarde desta quarta-feira (19), no Sesc Morada dos Baís e contou com a presença do prefeito Marquinhos Trad, que acompanhou as apresentações que aconteceram em duplas, solo, grupo e banda.

A secretária municipal de Educação, Elza Fernandes e o chefe da Deac, Marcos Antônio Lopes, destacaram a importância do evento. “Fico feliz em ver todos os pais no evento apoiando os filhos. É importante também destacar o trabalho que os nossos profissionais da Reme desenvolvem com esses alunos, estimulando os talentos artísticos”, afirmou a secretária.

O chefe da Deac, Marcos Antonio Lopes, disse que o evento é fundamental para divulgar a cultura regional. “É um espaço que damos a esses talentos que nascem de nossas escolas e procuramos atender da melhor maneira possível para que essas crianças tenham todo o amparo para serem motivadas a fazer o que gostam”, pontuou.

Aluno da escola José de Souza e vencedor do primeiro lugar na categoria de 7 a 11 anos, Matheus Martins, 11 anos, mal conseguiu descrever a emoção da conquista. Acostumado aos palcos, já que se apresenta em eventos, ele disse que a carreira musical é seu sonho. “Ela representa minha vida, é o que eu gosto de fazer. Tudo o que eu posso fazer, eu faço para conquistar esse meu sonho”, afirmou o aluno que cantou a música ‘Mercedita”.

O primeiro lugar da segunda categoria, acima dos 12 anos, foi conquistado pelo aluno Carlos José Gomes de Lima, 17 anos, da escola Oliva Enciso, com a música “Deus do Impossível”. Ele dedicou a vitória à família. “Não esperava porque tinha muitos talentos, mas acreditei em mim”, revelou.

Mãe da aluna Danmilly Feijó, da escola Dr. Tertuliano Meirelles, a pedagoga Luziuclei Camargo Feijó Nunes, estava emocionada ao ver a filha no palco defendendo a música “Velha Infância”, do grupo Tribalistas. “É uma mistura de sentimentos. Ela adora cantar eu sempre incentivo deixando ela escolher  o repertório do seu gosto”, frisou.

Professor de Artes da escola Tertuliano Meirelles, Arthur Henrique Souza de Oliveira diz que o ganho pedagógico dos alunos que frequentam as aulas de música está no fato de expandir seu conhecimento artístico. “Só de estarem aqui já é uma vitória porque eles saem da zona de conforto, ficam mais desinibidos e trabalham melhor o cérebro”, enfatizou.

Objetivos

O Festival da Canção da Reme tem a proposta de estimular o desenvolvimento artístico e cultural dos alunos e visa oferecer à comunidade escolar e ao público, a oportunidade de conhecer atividades na linguagem artístico-musical, com o intuito de estimular a expressão musical no contexto escolar, promovendo, identificando e revelando novos talentos musicais nas escolas da Reme.

O evento foi dividido em duas categorias (alunos de 7 a 11 anos e acima de 12 anos) e aconteceu em três fases. A primeira realizada na escola, que selecionou dois representantes para disputarem a segunda fase desta categoria.  Ao todo, 43 alunos de escolas da Rede Municipal de Ensino participaram da disputa e 20 foram para a final. Ao todo 14 escolas participaram da etapa final.

Nesta etapa final foram observados pelos jurados, itens como o domínio de palco, expressão corporal e interpretação, afinação, impostação e respiração, fidelidade à letra original e dicção.

Resultado Final Festival da Canção

Categoria 7 a 11 anos

1º lugar – Matheus Martins de Souza – escola Prof. José de Souza

2º lugar – Thamilly Gabrielli da Silva Mandarini – escola Plínio Mendes