Já estão abertas as inscrições para o 1º Festival de Cinema da Reme, realizado por meio de parceria entre a Secretaria Municipal de Educação (Semed), através da Divisão de Tecnologia Educacional e do Projeto Diálogos em Educomunicação Rádio na Escola e pelo governo do Estado, por meio da Fundação de Cultura e Museu da Imagem e do Som.

_DSC0498Podem participar estudantes da Educação Básica e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Rede Municipal de Ensino (Reme), que devem inscrever suas produções cinematográficas até o dia 31 de outubro. O objetivo do festival é incentivar e revelar a produção artística e criativa dos estudantes por meio da linguagem cinematográfica. O projeto Educomunicação contempla cerca de 30 escolas da Reme, mas o festival é aberto a todas as escolas do município, já que várias unidades desenvolvem projetos na área de cinema.

Nesta primeira edição do Festival a temática será livre, assim como a classificação dos filmes.  O evento irá acontecer em duas etapas e cada escola da Reme pode submeter até dois curtas-metragens, com duração máxima de cinco minutos. Os jurados irão avaliar a originalidade, conteúdo, criatividade e as técnicas de imagem, som e edição utilizadas.

Para efetuar a inscrição, as escolas devem postar o curta no www.youtube.com.br.com em link privado, com sinopse, créditos da equipe e dos responsáveis na descrição do curta. Na sequência, deverão preencher o formulário de inscrição enviado a cada unidade escolar.

Do total de inscritos, serão selecionados dez trabalhos, que serão premiados com kits compostos por materiais para incentivar novas produções.  Os filmes selecionados pelos jurados serão exibidos no encerramento do evento, que acontecerá no dia 28 de novembro. A ficha de inscrição, com o link válido, deve ser enviada pelo site http://abre.ai/festivalcinemareme , que será validado.

Formação

Desde fevereiro os profissionais da Reme envolvidos com o projeto Educomunicação têm recebido, por meio da parceria, capacitações de técnicos da Fundação de Cultura para ampliar os conhecimentos sobre a linguagem cinematográfica, ajudando no desenvolvimento dos projetos.

Nas capacitações os professores conheceram todo o processo de produção cinematográfica, desde a elaboração do roteiro, captação de imagens e edição, pós-produção.