A escola Varandas do Campo, no bairro Paulo Coelho Machado, está pronta para receber os alunos nesta segunda-feira (19). Para verificar os últimos detalhes da finalização da obra, a secretária municipal de Educação, Elza Fernandes e a secretária-adjunta, Soraia Campos, estiveram na tarde desta quinta-feira (15) vistoriando o local.

DSC_2293Acompanhadas por técnicos da Semed (Secretaria Municipal de Educação), as secretárias verificaram todas as salas e espaços da unidade, que já estão prontas para receber os alunos . Durante a visita, a secretária observou a conclusão dos trabalhos de instalação da rede elétrica e de cabeamento de internet.

A unidade também já recebeu os mobiliários que irão atender as dez turmas de pré-escola e as turmas do 1º ao 5º ano. A escola tem capacidade para atender 800 alunos nos turnos matutino e vespertino e até o momento já conta com 500 matrículas efetuadas.

No total, a escola conta com 16 salas de aulas, além de biblioteca, sala de informática, cozinha, banheiros, todos com sanitários adaptados e área externa reservada para implantação de parquinhos de pneus. Um dos detalhes que chamou a atenção da secretária Elza Fernandes foram as bancadas em granito cinza construídas nas salas de aula para os professores, que substituíram as tradicionais mesas, oferecendo um espaço maior para o armazenamento do material pedagógico.

Outro detalhe foi a instalação de chuveiros, uma vez que a unidade irá receber alunos de pré-escola. Além disso, foram colocados armários embutidos sob as pias dos sanitários. “Até o final de semana o pessoal da empreiteira estará na unidade concluindo a limpeza e os professores chegam nesta sexta para organizar o material didático e a recepção dos alunos”, disse a secretária.

A obra, orçada em R$ 4.863.627,01, foi iniciada em 2011, parou, foi reiniciada e novamente interrompida na gestão passada. A gestão atual retomou a obra logo no primeiro semestre do ano passado.

@3

Satisfação

Para os pais que matricularam os filhos na escola, a conclusão da obre é um sonho realizado, já que a última escola da Reme (Rede Municipal de Ensino) inaugurada foi a “Celina Martins Jallad”, em 2012.

Para a professora Jesuína Souza Santos Palmira, mais do que um sonho que se concretizou, ver a escola pronta é uma emoção especial, já que ela terá a oportunidade de trabalhar na unidade ao lado do filho Izaque, que irá estudar no 5 ano do Ensino Fundamental.

DSC_2309“Acompanhei cada fase dessa obra e quando vi que foi retomada ano passado pela gestão atual tive certeza que ela seria concluída. Estou muito feliz porque nunca imaginei que iria dar aulas na mesma escola do meu filho e ainda no mesmo período que ele vai estudar. Fico muito mais segura com ele por perto”, afirmou a professora que assumiu uma sala de pré-escola..

A pedagoga Carolina Ferraz Gomes, mãe de Guilherme, que vai estudar no 2 ano, conta que gostou da estrutura da unidade e ficou feliz ao saber que a diretora da unidade havia sido professora de Guilherme em outra escola da Reme. “Fico muito tranquila porque sei da qualidade do ensino da Rede Municipal e o fato do meu filho já conhecer a diretora, transmite segurança”, enfatizou.

Além do mobiliário entregue, nesta sexta-feira a unidade também receberá os kits escolares e os produtos para a produção da merenda escolar, que serão entregues pela Suale (Superintendência de Alimentação Escolar).