Alunos da Escola Municipal Major Y-juca Pirama de Almeida, localizada na Base Área de Campo Grande, estão participando do programa da Força Aérea “Forças no Esporte”, destinado a oferecer atividades esportivas.

A escola foi escolhida por estar localizada dentro da Base Militar e por atender crianças dos bairros próximos, que apresentam vulnerabilidade social. O programa visa atender prioritariamente escolas da rede pública.

Os alunos da unidade escolar estão participando de atividades dentro do horário do contraturno. São oferecidas às crianças atividades esportivas, informações sobre o serviço militar, reforço escolar, entre outras ações extras de entretenimento.

Para o major Luis Pacheco, coordenador geral do Profesp, as atividades desenvolvidas também ajudam os alunos na questão pedagógica. “As crianças ao vivenciar o dia a dia militar terão mais noção de hierarquia, de disciplina e valores. Isso inegavelmente vai influenciando na escola e também em casa. Essas ações oferecem noção de civismo, patriotismo e de organização”, destacou.

O aluno do 9º ano, Murilo de Aquino Pereira, de 13 anos, comenta o que achou do projeto. Para ele a parceria ainda ira ajudar nos estudos. “Eu acho bacana porque é uma nova forma de educar. Eu fiquei sabendo que ia ter esporte e reforço escolar para quem precisa, então ajuda bastante. Eu gosto de futsal”, comentou.

Para a aluna Jhulia da Silva, de 13 anos, do 8º ano, as atividades complementam seu dia. “Estou achando muito legal porque à tarde, às vezes, fico sem fazer nada e é muito bom porque pratico atividade física. Gosto de praticar tênis de mesa. E depois disso ainda tem reforço escolar. É uma iniciativa muito boa”, disse.

A secretária municipal de Educação, Elza Fernandes, reforça a importância desse programa para a questão pedagógica. “Essa ação é de suma importância para as crianças, visto que elas terão atividades no contra turno e tem todo o apoio da Base Aérea para essas atividades, que ficarão marcadas para o resto da vida deles, contribuindo com o desenvolvimento físico e intelectual desses alunos”, ressaltou.

O programa

A ação, iniciada em 2003, possui é uma parceria entre os ministérios da Defesa, do Esporte e do Desenvolvimento Social e tem como  principal objetivo a inclusão social. Além de atividades esportivas, a iniciativa também visa serviços médicos e odontológicos e assistência social.

Aos alunos são oferecidos professores de Educação Física, cozinheiros, nutricionistas e demais profissionais.

No ano passado foram atendidos 15 mil jovens e crianças em 144 núcleos das organizações militares, contemplando 67 municípios de 25 estados brasileiros.