Comunidade em festa. Assim foi o sábado (9), para alunos, professores, direção e convidados na Escola Municipal Padre José de Anchieta, localizada no bairro Planalto. A unidade escolar realizou neste fim de semana a comemoração do 70º aniversário de fundação da Escola.

A escola foi fundada em 21 de novembro de 1949, sob o decreto de número 44, na administração de Fernando Correia da Costa. A inauguração oficial da instituição de ensino aconteceu em março de 1950 e contava apenas com uma sala com 110 alunos matriculados em três períodos.

WhatsApp Image 2019-11-09 at 16.48.06O evento contou com grande participação da comunidade escolar e de autoridades que prestigiaram as apresentações culturais dos estudantes na quadra esportiva. Durante o evento a escola ofereceu a venda de bebidas e alimentos.

As apresentações foram homenagens a ex-funcionários e ex-diretores. Houve mostra cultural nas salas de aulas, com exposição de objetos antigos e fotografias retratando as últimas sete décadas. A unidade conta com 483 alunos e 78 funcionários e atende do pré ao 9º ano.

A Secretaria Municipal de Educação, Elza Fernandes, esteve presente prestigiando o evento e ressaltou a importância da presença da comunidade escolar na instituição e pontuou ainda a confiança dos pais com a unidade escolar.

“É com muito prazer que estamos aqui como secretaria para prestigiar essa festa. É muito bom reviver, lembrar a história ao qual fazemos parte em qual nós fazemos parte. Agradeço a toda a comunidade escolar pelo empenho e dedicação aos alunos, pais e responsáveis por estar junto, isso é muito importante no dia a dia da escola, na aprendizagem dos alunos. Agradeço pela confiança depositada em nosso trabalho.”

A aluna Maria Eduarda Benites Pereira, 12 anos, estudante do 7º ano, da escola Anchieta, fala da emoção de estar participando da festa de comemoração dos setenta anos da escola.

“É bem legal. Eu estudo aqui desde o primeiro ano, eu sai, mas voltei novamente pra escola. É muito bom reviver a emoção que as pessoas viveram lá atrás. Minha avó esta me acompanhando.”

WhatsApp Image 2019-11-09 at 16.40.24 (5)Otavio Augusto de Campos, 12 anos, que estuda na mesma sala com Maria, gostou da preparação da festa e seus colegas de sala se programaram para realizar uma apresentação cultural.

“Eu já estou na 3º edição dessa festa, desde que entrei aqui, do 5º ano. É muito boa a emoção, é legal se apresentar, ver os amigos se apresentando. Para o aniversário preparamos uma dança dos anos 70, que faz a referencia setenta da escola e quadros de mosaicos do Padre Anchieta.”

Giza Terezinha Salomão, servidora pública federal, mãe da aluna Ana Débora, de sete anos, estudante do primeiro ano, gostou do evento e comentou sobre a festa e do atendimento da escola.

“A escola é maravilhosa. Eu não tenho nada que reclamar dessa escola. Minha filha estuda aqui. Minha gosta muito daqui e elogia muito os professores. O que mais me agrada é atenção que eles dão as crianças. Eu só tenho que agradecer pela minha filha estar aqui na escola.”