A escola Municipal Nagen Jorge Saad participa nesta sexta-feira (24), às 13h30 no no Anfiteatro do SEST/SENAT da 9° edição do Festival Estudantil Temático para o Trânsito (FETRAN –MS) com o  espetáculo teatral Brinquedos quase Órfãos. A peça destaca a importância de proteger todas as crianças no trânsito, uma história emocionante que chama a atenção da sociedade sobre a responsabilidade de cada um no trânsito.

A iniciativa está sob a coordenação da professora Renata Soares de Oliveira Angelozi e colaboração da professora Walkiria Soares Galiziane. Com base na exposição “Brinquedos Órfãos”, promovida pelo Instituto Paz no Trânsito (IPTRAN) em 2015,o espetáculo propõe uma reflexão sobre crianças vítimas de acidentes de trânsito.

Os dados estatísticos, segundo a chefe da divisão de Educação da Agetran, Ivanise Rotta, são impactantes. De acordo com o IPTRAN  5 crianças e adolescentes de até  quatorze anos morrem por dia no Brasil  vítimas de acidentes no trânsito. “Dentro desse contexto não existem vítimas mais inocentes do que as crianças. A solução é educar para transformar atitudes” pontua Ivanise .

Sobre a escola

A escola Municipal Nagen Jorge Saad desde 2011 desenvolve projetos de educação para o trânsito, sendo premiada várias vezes pelo empenho pelos órgãos pelo  Detran, Agetran e  Polícia Rodoviária Federal (PRF). O envolvimento dos alunos, ultrapassa os muros da escola e alcança toda a comunidade escolar com ações proativas de segurança no trânsito. Os alunos recebem orientações para serem bons pedestres, ciclistas, passageiros de carro e de ônibus com responsabilidade.