A escola municipal Fauzze Scaff Gattass Filho, localizada na Vila Nova Campo Grande, recebe esta semana, o artista plástico carioca Ivan Cruz, famoso por retratar em suas telas, brincadeiras tradicionais da infância.

O artista viaja pelo Brasil mostrando às novas gerações de estudantes, passatempos que hoje vêm caindo no esquecimento ou dando lugar às diversões eletrônicas, como crianças pulando corda, jogando bola de gude, pulando amarelinha ou soltando pipa.

ivan- artista _3A primeira visita na escola acontece nesta segunda-feira, a partir das 15h30 quando Ivan vai conhecer a unidade e assistir a um curta-metragem produzido pelos próprios alunos e que retrata a carreira e obra do artista. Já a segunda visita acontece na quarta-feira (31), durante todo o dia. Ivan Cruz estará na escola realizando pinturas em muros e espaços da unidade.

A diretora da escola, Tânia Vital, diz que a ideia de levar o artista à unidade surgiu como uma homenagem ao mês da criança. “Ele tem uma obra toda dedicada a este universo, reconhecida internacionalmente, por isso nos mobilizamos para que ele deixasse sua marca também aqui na escola”, enfatiza.

Curta-metragem

Logo na chegada, Ivan Cruz irá participar do lançamento do primeiro curta-metragem produzido na escola. O curta “Um pedaço do meu coração” é inspirado nas telas do artista e ressalta a importância das suas obras no contexto escolar. Estrelado por alunos da escola, com roteiro e direção do professor Washington Pagane. Com o suporte de produção, cenário e figurino idealizados pela professora Jane Batista, o filme foi desenvolvido de forma interdisciplinar.

ivan- artista _2 “O filme é uma  ação do projeto  “Conhecendo, brincando e pintando Ivan Cruz” idealizado pela professora de Arte, Laurizete Nicolau. O objetivo do projeto é promove e disseminar diversas atividades, contribuindo para o ensino de todas as disciplinas”, explicou Tânia.

O artista

Iivan- artista _4van Cruz nasceu nos subúrbios do Rio de Janeiro e, apesar de ser graduado em Direito, nunca deixou de lado sua grande paixão: as artes plásticas. Em 1986 decidiu abandonar a carreira de advogado para se dedicar integralmente à produção artística. Após ingressar na Escola Brasileira de Belas Artes, passou a fazer uma série de exposições, com foco em estilos diversos. As telas lúdicas, com temas das brincadeiras de rua só vieram em 1990, quando Ivan se preparava para uma exposição em Portugal.

O sucesso das obras o levou a cancelar a exposição em terras lusitanas para expor em diversas regiões da conhecida Região dos Lagos, no Rio de Janeiro.

Batizada de “Brincadeiras de Criança”, a série conta com mais de 600 telas que retratam pelo menos 100 brincadeiras distintas.  O projeto vem crescendo com inúmeras exposições em várias instituições e espaços culturais e tornou-se  uma importante ferramenta para as áreas de Arte-educação, Pedagogia, Educação Física, Música, Psicologia Infantil e Literatura.