A educação ambiental começa pela escola, por isso, dando continuidade ao Projeto “Adote seu Canteiro”, a Escola Fauze Scaff Gattass Filho realizou na manhã de sábado (14), o curso “Doce de mamão artesanal” focando no aproveitamento sustentável do solo e que contou com a participação de 20 pessoas entre pais, professores e gestão.

“Todos os cursos que fazemos aqui é para que a comunidade escolar se integre e participe da escola. A partir da produção dos doces de mamão, elas poderão ter um consumo de qualidade e ao mesmo tempo auferir renda extra”, disse a diretora-adjunta, Lucilene Nantes.

A oficina tem como proposta trazer conhecimento e interatividade entre os envolvidos. Os participantes executaram a receita a partir dos mamões colhidos na própria horta.

“Produtiva a participação na vida escolar do filho trazendo aos pais uma oportunidade de renda familiar. Ademais, o doce é feito com carinho, qualidade e paladar incomparável”, ressaltou Angélica Romero, mãe da Carina, aluna do 6º ano.

“Devido a abundância de mamão na escola e a preocupação com o sustentável é que surgiu a ideia do doce criando benefício à sociedade. O curso foi desenvolvido com o objetivo de aprimoramento gerencial e financeiro” disse o professor Rodrigo Borghezan, responsável pela horta.

Convidada pelo filho Kawãn Lyncoln do 7º ano, Ligia Mara participou e se encantou com todo conteúdo oferecido. “É a primeira vez que participo e pretendo participar dos próximos. O doce é muito fácil de produzir. Amei!”, concluiu.

A tesoureira da APM, Petrona Benitez, foi a responsável por trazer a grande maioria dos convidados. Ela divulgou em todos os grupos de aplicativo e a estratégia deu certo entre os participantes.

A oficina foi ministrada pela professora Roseli Alves, pedagoga da escola e que participa do projeto. A receita foi a mesma utilizada para adoçar os convidados no casamento da filha.

“Aqui na escola, ano passado, fizemos de abóbora, mas neste ano com a fartura da colheita de mamão resolvemos refazer a dose. Como o mamão exige mais trabalho e maiores cuidados, absorvemos a mão de obra e fizemos um envolvimento maior com os participantes. Os participantes amaram e disseram que vão continuar elaborando o doce que certamente ajudará nas despesas de casa”, afirmou Roseli.