Com objetivo de dar continuidade ao Programa Rota do Sabor, a Prefeitura de Campo Grande, representada pela equipe da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico de Ciência e Tecnologia (Sedesc), se reuniu com os produtores da região da Chácara das Mansões.

O Programa Rota do Sabor tem por finalidade promover atividades relativas a organização, desenvolvimento da cadeia produtiva de hortifrutigranjeiros e de comercialização da região da Chácara das Mansões, bem como a organização e desenvolvimento da gastronomia e entretenimento da região.

“Esta é mais uma reunião importante para darmos sequência aos trabalhos, fazendo levantamentos das necessidades dos produtores, para verificar  a viabilidade econômica. Nós agradecemos a todos os parceiros que participam deste programa alimentar que tem por finalidade atender a demanda de consumidores de nossa Capital”, reforçou o secretário Luiz Fernando Buainain.

RotadoSabor (1)

A coordenadora da Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares da UFMS, Dalva Mirian Coura Aveiro, destacou que  a Rota do Sabor é uma proposta inovadora,  que tem por finalidade aumentar a plantação de hortaliças em Campo Grande.

“Nós já desenvolvemos ações nas cidades do interior juntos aos assentados e vamos desenvolver este trabalho iniciando com os produtores da Chácara das Mansões. Este é um beneficio bom para os produtores e para a sociedade que vai consumir produtos fresquinhos”,detalhou.

O presidente da Associação Comercial e Industrial de Campo Grande (ACICG), João Carlos Polidoro, contou que após fazer um estudo com os produtores da Chácara das Mansões, observou a necessidade de implantar a cadeia produtiva.

“Entramos em contato com o Luiz Fernando e conseguimos dar sequência ao projeto, que hoje é uma realidade. Economicamente, o Rota do Sabor é importante para Campo Grande. Nós importamos 96% das frutas e verduras. Com este projeto, o dinheiro vai ficar em nossa cidade, o que é economicamente muito bom para nós. Este projeto vai dar certo e vamos deixar o legado para nossos produtores”, analisou

Rota do Sabor é um programa de desenvolvimento que será lançado no próximo dia 2 de junho. É parceria da SEDESC, ACICG, FIOCRUZ e AMCM – Associação dos Moradores da Chácara das Mansões.

Outra parceira, a UNIDERP, integra as ações ao dar suporte técnico aos produtores, orientando-os em relação a práticas de cultivo e análise de solos. Inicialmente a proposta é atender o mercado local, mas depois se pretende gerar excedente para industrialização e, com isso, estabelecer bases de fornecimento de matérias prima para a industrialização.

A reunião contou com a presença do presidente da Associação de Moradores da Chácara das Mansões, Dijalma Pereira.