Uma equipe de secretários e técnicos da Prefeitura de Anaurilândia, município distante 367 quilômetros de Campo Grande, veio a Capital nesta terça-feira (19) para conhecer o espaço físico e a dinâmica de funcionamento de EMEI’s (Escolas Municipais de Educação Infantil). A secretária municipal de Educação, Elza Fernandes, acompanhou o grupo, formado pelos secretários de Educação, Adriano Gonçalves da Silva e pelo secretário de Obras, Paulo Gonçalves, além do arquiteto Jeovan Nogueira e do diretor de Educação Infantil, Emerson Esteves, que estiveram nas EMEI’s José Carlos de Lima, no bairro Moreninhas, Marco Antonio Santullo, no Jardim Batistão e Clotilde Chaia, no Jardim Imá.

_DSC0893Nas unidades, as equipes observaram o aproveitamento das salas, espaço externo e alterações pontuais, realizadas por alguns gestores para oferecer mais conforto e facilitar as atividades desenvolvidas com as crianças. O secretário Adriano Gonçalves destacou que o objetivo da visita foi coletar ideias de projetos para a construção de uma escola que a prefeitura de Anaurilândia pretende começar a construir este ano e que irá atender alunos da Educação Infantil até o Fundamental.

Durante a visita, a secretária Elza Fernandes e os superintendentes de Gestão e Normas, Alelis Izabel de Oliveira Gomes e de Políticas Educacionais, Waldir Leonel, além da gerente de Educação Infantil da Reme, Nídia de Moura fizeram um relato sobre a dinâmica de trabalho e capacitações oferecidas aos professores e técnicos da Rede Municipal. “Esse intercâmbio é importante, por isso fizemos um convite para que os servidores da Educação de Anaurilândia também participem de nossas capacitações, se desejarem”, ressaltou a secretária.

_DSC0985Quanto as escolas visitadas, a gerente de Educação Infantil, Nídia de Moura, explicou que foram selecionadas três padrões de EMEI’s, com estruturas diversificadas para que a equipe pudesse ter  opções no momento de finalizar o projeto. As equipes conheceram um modelo de EMEI do Proinfância, que atende alunos dos quatro aos seis anos e que passou por adaptações valorizando as interações entre as crianças. Já na EMEI Marco Antonio Santullo, o que chamou a atenção dos técnicos foi o espaço externo coberto, onde as todas as salas culminam no salão central. As salas são amplas, possibilitando a criação de diversos espaços direcionados a atividades pedagógicas.

A última unidade visitada, a EMEI Clotilde Chaia destaca uma estrutura feita por blocos, que atende grupos de diversas faixas etárias. Na unidade também foram construídos um parque aquático, casa de bonecas e instalado azulejos para pinturas. “Eles puderam observar que é importante cada escola ter o olhar de seu gestor, valorizando o pedagógico. Para nós é uma satisfação muito grande ver que nosso trabalho é uma referência. Isso significa que estamos no caminho certo”, afirmou Nídia.

Referência

_DSC1047O secretário de Educação, Adriano Gonçalves da Silva, disse que a equipe teve um olhar diferenciado quanto aos espaços que podem ser construídos, visando o aprendizado dos alunos. A preocupação com a acessibilidade Das unidades também despertou a atenção dos técnicos visitantes. Sobre o convite de firmar uma parceria para futuras formações, o secretário ressaltou que haverá um empenho para que esse projeto se concretize.

“Foi uma visita muito proveitosa. Gostamos muito de conhecer também o projeto pedagógico da Reme de Campo Grande que, para nós é uma referência, principalmente no que diz respeito ao atendimento especializado às crianças com deficiências. Temos muito interesse em firmar uma parceria para capacitar nossos profissionais”, afirmou.