O secretário municipal de Meio Ambiente e Gestão Urbana, José Marcos da Fonseca, esteve reunido, entre os dias 26 e 27, com os demais secretários de Meio Ambiente das capitais brasileiras para discutir as mudanças climáticas e saúde no âmbito das cidades durante o XIII Encontro Nacional do Fórum de Secretários de Meio Ambiente das Capitais Brasileiras – CB27 que aconteceu em Vitória (ES).

Esta edição do Encontro Nacional do CB27 abordou o impacto das mudanças climáticas na saúde e a discussão sobre iniciativas que possam contribuir para a proteção da saúde da população e adaptação aos riscos relacionados ao clima.

O secretário José Marcos, que também é coordenador do Centro-Oeste no CB27, destacou a relevância da temática e a importância dessa discussão “Importante cada vez mais termos consciência quanto à questão da educação ambiental de cada cidadão. Essa conscientização que mudará nossos hábitos e que deve ser abordada desde a infância. Mas nunca esquecendo também que nós, os adultos, que participamos diretamente da produção dos mais variados resíduos na Cidade, devemos mudar nossas ações pois somos grandes responsáveis pela saúde da nossa cidade”.

Ainda destacando o que foi abordado no encontro e mensurado com a nossa realidade “A nossa saúde está diretamente ligada à saúde da nossa cidade. Começar em casa com a seleção e transformação dos resíduos gerados é uma opção. Campo Grande hoje deve se preocupar não somente com os resíduos como também começar a se preocupar com os gases emitidos pelos veículos que influenciam na qualidade do nosso ar” pontuou José Marcos.

O XIII Encontro Nacional também marcou a reunião da Assembleia do Fórum CB27, oportunidade na qual foi revisado o planejamento estratégico para o ano de 2018, elencadas prioridades temáticas para aprofundamento ao longo dos encontros nacionais e determinadas metas para o grupo.

Ao final do evento foi divulgada a Carta de Vitória.