Secretários de Meio Ambiente de todas as capitais estão reunidos em Curitiba no XV Encontro Nacional do Fórum de Secretários de Meio Ambiente das Capitais Brasileiras (CB27). O Encontro começou na última quarta-feira (21) e tem o objetivo de identificar formas de integrar a biodiversidade e os serviços ecossistêmicos no planejamento territorial, na gestão do uso do solo, no desenvolvimento econômico local e em projetos de infraestrutura.

Estão sendo discutidos os benefícios a longo prazo das soluções para o desenvolvimento baseadas na natureza e suas relações com a conservação de espécies, a produção de energia e a gestão de resíduos. O secretário municipal de Meio Ambiente e Gestão Urbana, Luís Eduardo Costa, , enfatiza a relevância desse encontro como forma de conhecer experiências implementadas em outras capitais e expor o que é desenvolvido em Campo Grande. “É uma oportunidade para o intercâmbio de experiências positivas entre as capitais. Momento de refletirmos sobre a melhor utilização e gestão dos recursos naturais como base para o desenvolvimento urbano”, frisou.

O Encontro, que encerra nesta sexta-feira (23) propõe ainda que sejam identificadas formas de integrar a biodiversidade no planejamento territorial, nos projetos de infraestrutura e no desenvolvimento econômico local. Bem como, avaliar o impacto de iniciativas de desenvolvimento baseado na natureza na adaptação à mudança do clima, na saúde e no desenvolvimento econômico sustentável, além de promover o intercâmbio de experiências entre as capitais e conexões com instituições e iniciativas relevantes.