Animação e descontração marcaram o I Encontro da Melhor Idade – Reviver, ocorrido na tarde desta sexta-feira (4) na Sede da Secretaria Municipal de Educação, no  Espaço de Formação Lúdio Martins Coelho. O evento, que foi promovido pela Prefeitura de Campo Grande, contou com dança, atividade física, alimentação saudável, oficinas de quadrinhos e artes, exames rápidos, aferição de diabetes, pressão arterial, além de encaminhamento para exame de próstata.

“É maravilhoso participar dessas atividades. Estamos com muita coisa à nossa disposição o que  é uma grande oportunidade de troca de experiência e de informação”, disse o aposentado Armindo Aguiar Ferreira, 73 anos.

A pensionista Marlene Cordeiro dos Santos, 74 anos, que estava acompanhada pela filha Rosana Aparecida, 53 anos, estava ansiosa para participar das oficinas. “É bom porque a gente vai aprendendo muita coisa, e ainda se distrai”, comenta. As atividades foram coordenadas pela Semed em parceria com o Conselho Municipal do Idoso e outras instituições.

Na oportunidade, os idosos também assistiram mostra de curta-metragem. “Quando pensamos no projeto Reviver, pensamos em atender alunos da EJA [Educação de Jovens e Adultos da Rede Municipal de Educação], e o objetivo foi de proporcionar aos alunos troca de experiência e saberes, mas esse projeto se ampliou e se expandiu com atividades de lazer e promoção da saúde”, disse a chefe de Divisão de Educação e Diversidade (DED), Rejane Breda, referindo-se à participação das equipes da Sesau e dos CRAS .

Direito dos idosos
Os direitos dos idosos também entraram em pauta com a palestra: “Direitos e Violência” proferida pela Assistente Social, Francisca Rosenilda. “Esse tipo de evento é muito importante para proporcionar o diálogo entre o controle social e a política pública educacional voltados para a pessoa idosa. Esta é a primeira vez que o Conselho Municipal do Idoso participa”, disse o presidente do Conselho, Helton Rocha.

De acordo com a secretária de Educação Leila Machado, a intenção foi proporcionar uma tarde de integração para todos. “Temos que voltar a nossa atenção para àqueles que muito colaboraram com a sociedade. Os idosos precisam ser respeitados e a administração do prefeito Alcides Bernal tem dado oportunidade para fazermos o melhor por eles, sempre”, disse Leila Machado.