O Festival de Lutas que acontecerá neste sábado (1º), a partir das 8 horas, no Teatro de Arena do Horto Florestal, vai marcar o encerramento do Festival e do Parafestival Esportivo da Rede Municipal de Educação – Reme, que tiveram início no dia 3 de junho, abrangendo modalidades de atletismo, xadrez, damas, tênis de mesa, vôlei, parabadminton, futsal, basquete e polibate (tênis de mesa adaptado praticado por paratletas).

Ao todo, 70 escolas e 2 mil alunos participaram dos festivais, que aconteceram em parques e escolas municipais. Algumas modalidades foram praticadas em quadras reduzidas para atender a idade das crianças.

Para este sábado, a expectativa é reunir mil crianças entre cinco e dez anos, de 30 escolas, que irão disputar provas de judô, taekwondo, karatê, luta olímpica, além de apresentação de capoeira. Neste ano, todas a modalidades que serão disputadas vêm sendo trabalhadas nas unidades da Reme contam com a coordenação da Deac (Divisão de Esporte, Arte e Cultura da Semed).

Para o chefe da Deac, Wilson Lands, é no ambiente escolar que as crianças, de forma gradual, desenvolvem sua autonomia, e a prática de esportes contribui com a inserção das crianças e jovens no meio social, por isso há a preocupação de incentivar o esporte dentro das unidades escolares.

“O contato dos alunos com a prática de lutas nas escolas fortalecem o aprendizado e otimizam o rendimento escolar, além de contribuir com uma educação integral”, enfatizou Wilson.

O Festival de Lutas acontecerá até às 17 horas no Teatro de Arena do Horto Florestal.