A manhã desta terça-feira (24) foi marcada de emoção aos representantes da Comunidade Vivenda do Parque, campeã da 12ª edição dos Jogos Urbanos Indígenas de Campo Grande, que receberam das mãos do Prefeito Marquinhos Trad e do Presidente da Câmara Municipal João Rocha o troféu de campeã geral.

400A2582A competição indígena que estava parada agora acontecerá todos os anos na Capital, como destacou o prefeito Marquinhos Trad. “O resgate dos jogos foi um pedido das comunidades, com reforço dos vereadores. Nós retornamos com sucesso e vitória dos indígenas que participaram assistindo e jogando e agora faremos a competição todos os anos sempre no mês de abril” afirmou o Prefeito.

Denilson Pires da Comunidade Vivenda do Parque chorou ao agradecer a administração municipal pelo retorno dos Jogos. “Eu não sei como agradecer tudo que vocês fizeram, que lembraram do povo indígena e realizaram uma festa para nós, onde encontramos amigos e nos divertimos”, disse Denilson.

Os jogos reuniram cerca de 500 atletas de 18 comunidades, e segundo diretor-presidente da Fundação Municipal de Esportes (Funesp), organizadora dos Jogos, Rodrigo Terra, o próximo ano será ainda melhor. “Recuperar os jogos faz parte das ações de realizar políticas públicas para todo o conjunto da população, e continuaremos construindo esse evento totalmente em parceria com as lideranças indígenas para que os jogos melhorem a cada ano”, disse Terra.

@400A2667O Coordenador de Defesa da População e Comunidade Indígena da Subsecretaria dos Direitos Humanos Ivan dos Santos afirmou que a premiação consagra a importância do evento. “É uma vitória para a Comunidade Vivenda do Parque, mas também é para todos os indígenas que agora temos a garantia da realização dos Jogos todos os anos. É uma satisfação muito grande poder comunicar isso. Estamos muito felizes com o olhar que a administração está dedicando aos povos indígenas”, agradeceu Ivan.

Classificação geral

A equipe da Comunidade Vivenda do Parque pontuou nas modalidades de Lança, Cabo de Guerra e Arco e Flecha e ficou em primeiro lugar na classificação geral com 22 pontos, um ponto a mais que a segunda colocada Jardim Anache, que fez 21 pontos. O terceiro lugar ficou Água Bonita com 18 pontos.