A Ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves, visitou a Casa da Mulher Brasileira na manhã desta sexta-feira (28) e elogiou a rede de apoio feminino, a classificando como referência internacional e inspiração para a construção de outras casas no Brasil.

“É um trabalho reconhecido no mundo, eu saio falando disso aqui no mundo todo. Como eu gostaria que todas as casas tivessem esse apoio, é uma idéia extraordinária e se pudermos salvar uma só mulher, já valeu a pena todo o dinheiro e trabalho investidos. Nós temos que pensar que estamos protegendo gerações”, disse a ministra.

IMG_0605 (Copy)Durante a visita a casa que conta com 257 funcionários, Damares anunciou ainda a inauguração de novas unidades da Casa pelo Brasil. “Esse projeto deu tão certo que virou modelo para outras casas no Brasil e em outros países. Até brinquei hoje que queria mudar meu gabinete para cá, porque aqui funciona o que a gente quer para o Brasil inteiro e tudo isso só mostra o compromisso do prefeito com a pasta, uma atitude ousada e corajosa, mas que no final traz um resultado maravilhoso e que está sendo perpetuado”, ressaltou.

Sobre o atendimento à mulher e acompanhamento da rede, a ministra pontuou. “É extraordinário, primeiro o atendimento com dignidade, essa mulher sai de casa destruída e a forma como ela é recebida, já muda a vida dela ai. A forma como é conduzida depois para proteção e tem suas vidas transformadas, é incrível. Às vezes não é uma mulher que está sendo transformada, é uma família, uma cidade inteira, pode ser uma nação. É incrível o que acontece aqui, esse instrumento é um dos mais extraordinários do mundo, quero levar essa experiência por onde eu passar”.

“O que nós temos visto é um compromisso da gestão com as políticas públicas das mulheres e a demonstração disso foi à reestruturação da Casa da Mulher Brasileira, o aumento de profissionais na rede, proporcionando a melhora nos atendimentos prestados”, disse Carla Stephanini – Subsecretária de Políticas para a Mulher.

“Nós recebemos ainda acadêmicas de mestrado e doutorado de todo lugar do Brasil, que vem para passar a semana com a gente e depois voltam com uma nota máxima. Essa casa é motivo de muito orgulho porque agora também somos base cientifica, servimos de estudo, produzindo dados e estatísticas”, completou a coordenadora Geral da Casa da Mulher Brasileira, Tai Loschi.

Acolhimento à primeira infância em Campo Grande é exemplo para o país, afirma Ministra

7Z2A1509 (Copy)A convite da Vice-prefeita, Adriane Lopes, e da Primeira Dama, Tatiana Trad, a Ministra Damares visitou o Abrigo UAI Bebê – Unidade de Acolhimento Institucional do Município. O trabalho desenvolvido emocionou a ministra e Damares afirmou que o acolhimento à primeira infância em Campo Grande é um exemplo para o país. O prefeito Marquinhos Trad compareceu na recepção da comitiva ministerial e se descontraiu brincando com as crianças maiores da Unidade de Acolhimento.

7Z2A1539 (Copy)“Esta de parabéns. São crianças lindas e muito bem cuidadas. Prova disso é que a capital sul-mato-grossense se tornou destaque nacional e chamou nossa atenção para conhecer a metodologia aplicada por meio do Programa Criança Feliz nessa unidade que acolhe bebês de 0 a 3 anos”, elogiou a ministra Damares.

Criado pelo Governo Federal em 2016 e implantado em Campo Grande no ano seguinte, o programa tem objetivo de apoiar e acompanhar o desenvolvimento infantil integral na primeira infância (crianças de 0 a 6 anos de idade) e facilitar o acesso da gestante, das crianças e de suas famílias às políticas e aos serviços públicos que necessitam.

O ‘Criança Feliz’ se desenvolve por meio de visitas domiciliares que, em Campo Grande, tornaram-se referência pela metodologia aplicada por parte dos visitadores, capacitados pela Prefeitura de Campo Grande, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SAS).

Desde 2017, o serviço voltado a crianças abrigadas nas Unidades de Acolhimento Institucionais de Campo Grande tem atingido índices satisfatórios por meio de uma postura de intervenção humanizada, que consegue ampliar o acesso às seguranças socioassistenciais afiançadas pela política pública de Assistência Social.

“Aqui em Campo Grande, o programa superou todas as metas, com perspectiva de aumentarmos esses índices no próximo ano. O que chamou atenção da ministra e sua comitiva foi a forma de acolhimento das crianças que estão sob cuidado do município. Assistir e assegurar a proteção, sobretudo afetiva a essa criança, que já foi privada do convívio familiar, é sem dúvida um desafio e, com as capacitações feitas por nossas equipes da Assistência Social, essa abordagem tem sido satisfatória e conseguido atingir seu objetivo”, ressalta Adriane Lopes, que realiza acompanhamento permanente das crianças acolhidas nas quatro UAI’s.

7Z2A1480 (Copy)A primeira dama reforça que as crianças abrigadas não devem ficar institucionalizadas e, para isso, precisam que os agentes públicos ajam para garantir que elas possam retornar ao seio familiar e terem, assim, sua infância preservada.

“Podemos afirmar que a atual administração de Campo Grande tem feito a diferença, ao transformar essas casas que abrigam essas crianças em lares. Antes essas crianças viviam em locais que funcionavam como orfanatos, sem aquele ambiente familiar. Hoje, a realidade é diferente. A gestão municipal tem um olhar humanizado para essa questão e os resultados são surpreendentes. Quando os gestores implementam as ações, até que apareçam os resultados, não é possível ter certeza de nada. E, quando vem uma equipe do Governo Federal e se emociona conosco durante suas visitas, nos dá a certeza de que estamos no caminho certo”, enfatiza Tatiana Trad.

Atualmente, 78 crianças e adolescentes estão acolhidas nas quatro UAIs (Bebê – Crianças – Feminino – Masculino).