Nesta quarta-feira (18), no auditório da Unigran, iniciou o Módulo I de Avaliação Formação dos Agentes Sociais do Programa Esporte Lazer da Cidade ( PELC), em que a Fundação Municipal de Esporte (Funesp) é responsável pela coordenação em Campo Grande. Os formadores do Ministério do Esporte, Cláudio Gualberto e Pedro Osmar realizam a capacitação que segue até amanhã (15).A abertura oficial do evento foi realizada pelo coordenador geral do PELC em Campo Grande, Maicon Mommad, o diretor-presidente da Funesp, Luiz Alberto Melão, representante do Conselho Municipal da Juventude, Tacito Nogueira e Rodrigo Terra, articulador do Ministério do Esporte.Melão agradeceu a presença de todos e ressaltou que o PELC é uns dos melhores programas já apresentados a sociedade. “É um programa com muitas atividades e que atende todos sem distinção e este também foi nosso objetivo na Funesp em 2016. Estamos muito felizes com esta parceria”.

Para a agente social Suelen Regina do Núcleo Recanto da Criança, o PELC tem levado esporte e lazer a população carente e com pouco. “No Recanto tem diversas atividades, eu sou responsável pelas aulas de funcional kids, basquete, jogos e brincadeiras e jogos intelectuais, e nós estamos vendo os resultados relevantes para a comunidade, de crianças a idosos”.

Em sua fala, Cláudio elogia os locais onde passou e percebe a efetividade da ação do PELC que soma com as atividades já desenvolvidas pela prefeitura. “Conhecendo o local percebemos que em sua maioria a população está presente e participando das atividades. E o PELC vem para somar com a política de esporte e lazer já adotada pelo município e estamos felizes em observar os locais assim”.

Para Tacito Nogueira, representante do Conselho Municipal da Juventude, o PELC é um programa modelo a ser seguido. “Realmente, é um projeto que tira as crianças do sedentarismo e oportuniza novas atividades esportivas, e como os professores são atenciosos o programa consegue incluir todas as faixas etárias nas atividades atingindo o objetivo proposto”.

Programação

Na programação do encontro, os formadores visitaram a Praça Elias Gadia, Cras São Conrado, Cras Adevair e o Parque Ayrton Senna. Nesta manhã eles passaram orientações iniciais e discutiram questões acerca do programa. Depois, cada núcleo apresentou as atividades realizadas em seus locais. À tarde os formadores vão desenvolver um processo de reflexão do itinerário de ações desenvolvidas, abordando diferentes dimensões explicitadas nos princípios e objetivos do programa.

Sobre o PELC

O PELC é um programa do Ministério do Esporte em parceria com a Prefeitura de Campo Grande e tem como objetivo proporcionar a todas as pessoas de diferentes idades a participação em oficinas e atividades de esporte e lazer. Nesse sentido, são realizadas oficinas de artesanato, ginástica, dança, treinamento funcional, vôlei, basquete, futsal, slackline, libras, jogos e brincadeiras. Todos os locais e horários estão disponíveis pelo link: http://www.pmcg.ms.gov.br/funesp/canaisTexto?id_can=7696