Com o entendimento de que os movimentos dos artistas de rua é uma das mais importantes manifestações culturais e sociais de um povo, a atual administração municipal, pela primeira vez, reconhece a importância desses grupos para o pleno desenvolvimento político, social, econômico e cultural da juventude campo-grandense, colocando-se a disposição para realização conjunta de atividades que visem o fortalecimento das políticas públicas de juventude.

DSC_0537O prefeito Marquinhos Trad abriu seu gabinete nesta sexta-feira (23) para receber representantes das mais diversas áreas do movimento de rua, como o skate, grafite, rapper, teatro, batalha de rima, dentro outros, para afirmar essa disposição, por meio de um documento oficial assinado com cada segmento.

Além da permissão para utilizarem os espaços públicos para suas apresentações, o segmento quer contar com o apoio da prefeitura para fazer com que a sociedade conheça, de fato, sua arte.

“Sem qualquer investimento público, a gente consegue movimentar mil pessoas ou mais em nossos eventos. O que queremos é ter voz, porque com um microfone na mão e uma caixa de som a gente consegue passar a nossa ideia positiva para a galera entender que o melhor é seguir o caminho do bem”, desabafou o jovem Elio Angelo, que participa do movimento do skate.

Eric Fossati concorda com as palavras de Elio, e vai além. “Existe um grande desconhecimento quando se fala em movimento dos artistas de rua. Precisamos mostrar pra sociedade o que significa a nossa arte. Essa abertura da administração pública é inédita, já que há anos lutamos para sermos inseridos nos eventos regionais e nem conseguimos ser convidados para as reuniões. Pela primeira vez o poder público está saindo da conversa e mostrando respeito com a juventude”, comemora o jovem.

DSC_0761Para o prefeito, as políticas públicas precisam ser pensadas a fim de inserir todos os segmentos. “Do mesmo jeito que acontece na política, quando a população acaba achando que não existe político bom, por causa de atos errados de alguns, infelizmente também existe por parte de muitas pessoas certo preconceito com esses movimentos de rua. Devido ao mau comportamento de alguns jovens, que acabam fazendo com que a sociedade os enxergue como arruaceiros. Eu sei que os maus elementos, como em qualquer outro segmento, é a minoria neste caso de vocês. Aqui dentro da minha sala hoje, vocês tiveram um comportamento muito melhor do que muitos engravatados que usam terno e que por aqui passam. A vestimenta ou modo de expressão não mostra o coração e as intenções de ninguém. Contem comigo e me ajudem a administrar a nossa cidade, dando um bom exemplo de comportamento para que os jovens possam se espelhar e seguir no mesmo caminho”, ponderou Marquinhos.

O subsecretário da Juventude, Maicon Nogueira, também reforça o compromisso da atual gestão para com a juventude. “Ficamos felizes em aproximar esse movimento e apesar do momento delicado de crise financeira que o município atravessa, é possível atender o segmento permitindo que eles ocupem os espaços públicos, que muitas vezes estão ociosos. Queremos participar dos eventos que envolvem esse movimento, não para interferir no conteúdo, mas para somar com eles. Esse é apenas o primeiro passo para fortalecermos cada vez mais a política pública voltada para a juventude da nossa Capital”, ressalta.