O brincar na Educação Infantil foi o tema de uma formação inédita que a Semed (Secretaria Municipal de Educação) proporcionou aos detentos do Presídio de Segurança Máxima, que atuam no projeto Arte com Pneus, que desde o ano passado já contemplou cinco Ceinfs da Reme (Rede Municipal de Ensino) com parquinhos produzidos com pneus.

A proposta foi desenvolvida pelo agente penitenciário Vinícius Saraiva de Oliveira e pelo professor da Rede Municipal, Felipe Augusto da Costa Souza, que imprimiram ao projeto, além da proposta pedagógica, uma ação ecológica e social.

A iniciativa busca trabalhar  o combate ao mosquito transmissor da dengue, já que os pneus em desuso e descartados muitas vezes de forma irregular, podem ser reaproveitados incentivando. Outro ponto importante do projeto, é contribuir com a ressocialização dos internos, valorizando o trabalho executado por eles.

E foi para mostrar aos detentos a importância desta parceria e a alegria das crianças ao receberem um parquinho, que a Superintendência de Gestão das Políticas Educacionais, através da Gerência da Educação Infantil, organizou uma palestra aos colaboradores do projeto, realizada na penitenciária de Segurança Máxima, onde os brinquedos são produzidos para depois serem montados nas unidades.

A abertura da palestra contou com apresentação do grupo de teatro da Deac (Divisão de Esporte, Arte e Cultura) da Semed, que realizou uma contação de histórias.Na sequência, foram mostrados slides abordando a importância do ato de brincar na Primeira Infância e o quanto ele contribui com o desenvolvimento pedagógico dos alunos.

O material também abordou a relevância do trabalho dos detentos, mesmo os que não estão diretamente ligados ao projeto Arte com Pneus, como forma de transformação social. Para encerrar a palestra, foi apresentado um vídeo com depoimentos da comunidade escolar e profissionais da Reme, ressaltando os benefícios da parceria com a Agepen e agradecendo os internos pela dedicação a produção dos brinquedos.WhatsApp Image 2018-06-21 at 18.14.14 (1)

A secretária municipal de Educação, Elza Fernandes, que durante a semana esteve no presídio conhecendo o setor de produção dos brinquedos, agradeceu a parceria com o projeto e falou sobre a importância do trabalho dos internos. “O brilho nos olhos das crianças quando elas recebem o parquinho é indescritível. Cada um de vocês é fundamental neste processo e nosso objetivo é mostrar um pouco desses benefícios que vocês proporcionam aos nossos alunos”, afirmou.

O superintendente de Gestão das Políticas Educacionais, Valdir Leonel, explicou que o projeto Arte com Pneus  tem uma importante função social no sentido de valorizar os internos, por isso ele considera fundamental que eles conheçam a dimensão deste trabalho. “Estamos dando uma base teórica a todo este trabalho, que vai além da preservação ambiental. Ele se tornou uma ferramenta essencial para no processo de aprendizado dos alunos”, afirmou.

O diretor do presídio, Paulo Godoi, destacou que um dos desafios é mostrar o potencial de trabalho dos internos à sociedade. “Através desta parceria tivemos a oportunidade de revelar o valor humano destas pessoas. É a chance de mostrar o trabalho de cada um que contribui de forma direta ou indireta”, destacou.

Para o interno Vando Aparecido dos Santos, a gratidão resume o prazer de atuar na produção dos parquinhos. “É gratificante. mostrar às crianças que tudo na natureza pode se transformar. Até um simples objeto como um pneu pode ser algo útil para a Educação. Acredito que os brinquedos ajudam a mudar a visão das crianças quanto a importância de reciclar e preservar o meio ambiente”, pontuou Vando, que tem dois filhos, de 13 e 16 anos anos e estudando da Rede Municipal.