A revitalização do Rio Anhanduí, trecho entre as ruas Santa Adélia e do Aquário, iniciada há 45 dias, já começa ganhar forma com o avanço nas intervenções nos três lotes em que foi dividida.  O canteiro de obras, tocado por duas empreiteiras, mobiliza dezenas de equipamentos e aproximadamente 70 trabalhadores.

No trecho entre as ruas  Bonsucesso e  Aquário já estão prontos  60 metros de gabião, com cinco metros de altura, mas quando todos os degraus tiveram prontos,  chegará a 8,5 metros com 10 degraus,  entre 0,5 e 1 metro de altura. Neste lote (03) estão projetados 430 metros de parede de gabião o que vai estabilizar as margens, evitando que a erosão volte a ameaçar os barrancos.

É onde já é possível vislumbrar como ficará as margens do rio que ao longo dos últimos anos se degradou por causa da erosão que derrubou parte do barranco e colocava em risco as pistas marginais da  Norte Sul.  ernesto 20

No trecho entre as ruas Bonsucesso e da Abolição (lote), o mais extenso  e que tem o prazo execução mais longo (30 meses, os outros devem ficam prontos em 18 meses),  no momento está sendo feita escavação. O serviço  antecede a estabilização das margens, com a construção de gabião, implantação de novas placas de concreto e reforço das existentes.

No lote 1, entre as ruas Santa Adélia e Abolição está sendo feita escavação e foi iniciado o gabião. Neste trecho  foi preciso interditar  uma das pistas da Avenida Ernesto  Geisel (sentido bairro-centro). Como a região é um fundo de vale, segundo os engenheiros da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos, o solo (formado por argila e turfa) é sujeito a instabilidade daí a necessidade de fechar o trânsito para a obra ser tocada com maior segurança.  No trecho as duas margens vão receber gabião e com isto vão se estabilizar   receberão urbanização, defensas e haverá espaço para uma ciclovia (na margem esquerda até a Rua Abolição e na direita  até a Rua Aquário, onde a revitalização será executado dentro deste projeto). Além disso, as duas pistas da Avenida Ernesto Geisel serão recapeadas ao longo dos quase 2 quilômetros de intervenção.

Projeto retomado

A revitalização  do Rio Anhanduí é um projeto antigo que arrastava há pelo menos cinco anos. Ano passado a Prefeitura recuperou os recursos alocados junto ao Ministério das Cidades e fez a licitação.  A obra faz parte de um conjunto de ações que beneficiará diretamente os moradores dos bairros Marcos Roberto, Jockey Clube, Jardim Paulista e Vila Progresso.foto ernesto 10

Nesta etapa estão previstas intervenções num trecho de 2 quilômetros, entre as ruas Santa Adélia e do Aquário, investimento de R$ 48.497.999,21.  Estão previstas intervenções para recompor as margens do rio, com trechos em gabião e outras de placas de concreto; urbanização; abertura de uma ciclovia paralela ao canal; bocas de lobo das ruas para captar a enxurrada que desce das ruas laterais e recapeamento das duas pistas da Avenida Ernesto Geisel, em uma extensão de 4 quilômetros.

Com a regularização  o canal do rio  será  ampliado, no leito serão feitas barreiras de contenção (com gabião) para evitar erosão é o acúmulo de sedimentos que provoca o assoreamento e levam ao transbordamento nos dias de chuva mais intensa nas cabeceiras dos afluentes do Anhandui (Prosa e Segredo). A construção de gabião e colocação de placas de concreto, vai proteger as margens da erosão e consequente desmoronamento do barranco.