Diretores e secretários de escolas e Ceinfs da Rede Municipal de Ensino (Reme) estão passando por uma capacitação nesta quinta (15) e sexta-feira (16), quanto a segunda etapa da coleta do Censo Escolar, na qual devem ser informados os dados de rendimento e movimento escolar alcançados pelos alunos declarados no sistema EducaCenso, durante a primeira etapa da coleta, que foi referente a matrícula inicial e que teve a capacitação oferecida no ano passado.

Segundo a responsável pela gerência de Informações Gerenciais, Delfina Melgarejo, é importante inserir de forma correta no sistema os dados coletados, pois eles são utilizados para compor o cálculo do Ideb (índice de Desenvolvimento da Educação Básica), que é o indicador de qualidade educacional que alia informações de desempenho dos estudantes em exame padronizados, como a Prova Brasil, com informações sobre o rendimento escolar.

Durante a capacitação, os técnicos da Semed estão apresentando o sistema de coleta de dados e passando as orientações para que a apuração das informações seja feita com precisão. É preciso relatar toda a movimentação do aluno, desde transferências, abandono escolar, reprovações e aprovações. Cada atividade deve ser explicada em detalhes pelo profissional que for alimentar o sistema.

A coleta dos dados é fundamental para que a Semed e o Ministério da Educação possam compreender a situação educacional do município e com isso acompanhar a efetividade das políticas públicas.

Todas as informações obtidas interferem de forma direta no valor das verbas enviadas ao município e na forma de aplicá-las, além de facilitar no desenvolvimento de projetos na área da Educação.