Para comemorar o Dia Mundial do Pedestre, equipes da Educação para o Trânsito da Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito) estarão, às 8h30, nesta quarta-feira, (8) na Avenida Afonso Pena, entre o Camelódromo e a Morada dos Baís, para a realização de abordagens educativas. Em seguida, as atividades acontecerão no Camelódromo, no Mercadão Municipal e na Rua 15 de novembro. As ações, que marcam a campanha Somos Todos Pedestres, encerram às 9h30.

O dia 8 de agosto, quando comemora-se o Dia Mundial do Pedestre,  é marcado porque foi nessa mesma data, no ano de 1969, que a eterna imagem dos Beatles atravessando a faixa de pedestres em Abbey Road, em Londres, foi clicada pelo fotógrafo Lain McMillian.

A Agetran em parceria com a BMPTRAN e a Guarda Civil Municipal fará abordagem educativa junto aos pedestres chamando a atenção pela data e entregando um livreto com dicas de como ser um bom pedestre e uma Squeeze do Vida no Trânsito para que se lembrem sempre de circular com segurança.

O grupo teatral Chico Maria Produções irá acompanhar a ação cantando e encenando situações do dia a dia do pedestre, alertando para a condição de sermos todos  pedestres.

A chefe da Divisão de Educação para o Trânsito da Agetran, Ivanise Rotta destaca que a intenção é alertar sobre os cuidados que todos nós enquanto pedestres devemos ter no trânsito. “É inquestionável que s usuários mais vulnerável da via são os pedestres. Por isso, devemos estar completamente voltados para o trânsito ao caminhar seja na calçada ou na travessia das ruas. Somos mais frágeis no contexto do trânsito e toda a atenção é necessária”, destaca Ivanise.

De acordo com a Ivanise, o centro da cidade foi escolhido por ser um local onde é comum ver que motoristas e pedestres não respeitam a faixa de pedestre. “Esse é um alerta para fazer com que todos os envolvidos no trânsito entendam que é preciso respeitar a lei e preservar a vida e compreendam que o pedestre tem que realizar a travessia na faixa e que os condutores devem respeitá-los”, concluiu.