Desde o início desta semana, as equipes da Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran) realizam a manutenção e revitalização da sinalização horizontal e vertical na extensão da Avenida Mato Grosso. Em seguida, as 26 interseções semaforizadas da Afonso Pena também serão contempladas com os serviços.

Na noite desta quarta-feira (6), o prefeito Marquinhos Trad verificou os serviços no cruzamento da Avenida Mato Grosso com a Rua Rio Grande do @1Sul. Na companhia do diretor-presidente da Agetran, Janine de Lima Bruno, o chefe do Executivo acompanhou a aplicação de um novo tipo de sinalização horizontal nas vias de Campo Grande.

“A Prefeitura passou a utilizar um novo tipo de tecnologia para sinalizar as vias. O extrudado e hot spray ainda não haviam sido utilizadas na Capital. Em ambos os casos, as sinalizações são a quente sobre o asfalto, aderindo ao material, o que dá uma maior durabilidade ao mesmo. Tais medidas buscam, acima de tudo, garantir a economia e eficiência dos recursos públicos”, explicou Marquinhos.

No caso do extrudado, trata-se de um termoplástico em alto relevo, aplicado pelo processo de extrusão mecânica, composto por resinas. O diferencial é que ele tem alta durabilidade e é ideal, inclusive, para condições climáticas adversas. Ele chega a durar de 5 a 6 anos sem manutenção, mesmo em locais com alto fluxo de veículos.

Grande parte do serviço é executado no período noturno, quando há menor fluxo de veículos, para não comprometer o trânsito, já que é necessária a interdição parcial e temporária da via para realizar a pintura da sinalização no pavimento.

A manutenção dos semáforos e a restauração da sinalização horizontal (pintura nas vias) na Avenida Mato Grosso deve continuar até o final da próxima semana, caso as condições climática sejam favoráveis. Em seguida, as equipes serão deslocadas para a Afonso Pena, cuja intervenção vai @5contemplar desde o início da via, na Praça Newton Cavalcante (Bairro Amambai), até o Parque dos Poderes (altos da Avenida).

Janine explica que será refeita toda a sinalização horizontal, incluindo as seguintes faixas: pedestre, retenção, aproximação e seccionadas (que dividem a pista). E, também, a vertical, com a restauração e instalação de novas placas de regulamentação, orientação e advertência.

Além disso, será feita a manutenção completa dos semáforos existentes, com a substituição de grupos focais onde necessário, bolachas de led, anteparos, pestanas, cabeamentos e instalação de iluminação para faixas de pedestres.

O diretor da Agetran lembra que a sinalização da cidade, tanto vertical como a horizontal, estava totalmente comprometida. “Campo Grande encontrava-se sem sinalização por toda a cidade, o que causava insegurança e um desconforto muito grande para os motoristas e pedestres, sendo extremamente necessário se recuperar todo o sistema viário do nosso município. A medida vai contribuir muito também na redução de acidentes, uma vez que o motorista terá melhor visualização durante seu trajeto”, justifica.