Os 60 alunos que fizeram os cursos de pintura em pedras com técnicas mistas, salgado, panetone, pães e roscas, macramê e crochê estão esperançosos em melhorar de vida. Promovido pela Prefeitura de Campo Grande, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), nos Centros de Convivência (CC) e nos Centros de Convivência do Idoso (CCI) os cursos têm como objetivo dar oportunidade de trabalho e geração de renda aos participantes.

Luiza da Silva Santos fez o curso de pinturas em pedras e pretende dar continuidade em outros cursos para gerar renda. “Além deste, fiz outros cursos. Este é o terceiro que faço. Já fiz de pintura em tela, já pintei várias telas, dei algumas para presente, e pretendo por à venda”, disse.

Já Danilo Rodrigo Espíndola está aproveitando os ensinamentos do curso de pães para ganhar um extra nos fins de semana. “Por enquanto, tenho feito alguns pães aos fins de semana e vendido para os vizinhos, o pessoal mais próximo. Já está ajudado bem. Tenho um lucro bom”, afirmou.

Já dona Antânia Nunes Furtado quer mesmo é agradar os filhos e o marido. “Fiz o curso de panetone mais para ter experiência, para fazer para os filhos, para o marido. Eles adoram quando faço as coisas pra eles”, contou.

Zeene Rocha Amorim afirmou que o curso não só lhe deu possibilidade de renda, como lhe devolveu a alegria. “Fiz o curso de crochê e quero fazer tapetes para vender. Primeiro fiz para aprender e dar de presente para os amigos. Todo mundo gostou, recebi um monte de elogios. Passei no teste e agora quero por para vender. Esse curso é maravilhoso ajuda a gente a ganhar dinheiro e também no psicológico”, disse.

Para o prefeito Marquinhos Trad, esta é a grande importância dos cursos de capacitação. “Aqueles que receberam o diploma, os certificados hoje, sabem da importância deste ato. Para muitos, pode não ser nada, mas para aqueles que fizeram e concluíram, sabem a vitória que conquistaram”, disse.

A vice-prefeita Adriane Lopes ressaltou que os cursos, além de promoverem a entrada no mercado de trabalho, incentiva o empreendedorismo.

“Os cursos de capacitação são muito importantes, pois muitos estão doentes por falta de uma ocupação. Os Cras têm atendido essas pessoas em situação de vulnerabilidade e oferecido oportunidades de capacitação, com certificação, dando a essas pessoas uma porta aberta para o mercado de trabalho. São capacitações nas mais diversas áreas, valorizando a mão de obra e dando a oportunidade para essas pessoas conseguirem um emprego, empreender e mudarem de vida”, disse.

O secretário municipal de Assistência Social, José Mario, frisou que o curso também é importante para fortalecer o vínculo familiar.

“Ajuda a gerar renda, a melhorar o convívio, a melhorar a expectativa de vida, a ter uma vida melhor. É muito importante esse fortalecimento junto aos Cras, junto aos nossos centros de convivência. Eu sempre digo que se fizermos bem nosso trabalho nos CRAS, nos centros de convivência, dificilmente as pessoas chegarão até a Proteção Social Especial, que é o caso de acolher as crianças, os idosos, as pessoas que se tornam moradores de rua. Se eles forem preparados, profissionalizados, terem a  renda própria, isso não acontecerá”, frisou.