O curso de valorização dos servidores municipais, promovido pela Prefeitura de Campo Grande, por meio Controladoria Geral de Fiscalização e Transparência/Ouvidoria Geral do Município, chega a quinta turma capacitando cerca de 1 mil trabalhadores. O curso objetiva atualizar o conhecimento e melhorar as competências técnicas, científicas e de atitudes na execução das atividades profissionais dos servidores, potencializando o desempenho individual e coletivo, bem como promover o desenvolvimento humano, profissional e institucional.

Keren Rodrigues / Foto: Marlon Ganassin

O objetivo é valorizar o servidor e ao mesmo tempo capacitá-lo para realizar um atendimento cada vez melhor à população, explica o secretário-adjunto da Controladoria de Fiscalização e Transparência, Luiz Afonso de Freitas Gonçalves.

“Inicialmente o curso visa à valorização do servidor. Concomitante a isso, existe a preocupação com relação ao atendimento dos munícipes. Esse curso vem justamente ao encontro disso, de valorizar os servidores que faz o atendimento para os munícipes de Campo Grande”, explica.

Ouvidor Geral do Municipio, Tony Ueno, conta que o curso tem sido um sucesso, e um dos motivos, é essas melhora na relação entre a administração municipal e os contribuintes.

“Já estamos na quinta turma. Antes nos corríamos atrás das secretarias para que fizessem as inscrições e agora estamos sendo procurados, inclusive, para que sejam feitos outros cursos em relação ao relacionamento dos servidores. Estamos atingindo o objetivo e quem ganha é a população de Campo Grande”, frisa.

A servidora Simone Dias, assistente social da Secretaria Municipal de Assistência Social, acredita que a capacitação vai ser um incentivo para todos.

“Temos as melhores expectativas. Muito bom ver a gestão investindo no servidor. Sempre víamos isso na empresa privada, e agora estamos vendo no público. Acredito que a capacitação vai melhorar o atendimento e contribuir para incentivar o servidor”, diz.

Quem está animada com o curso é a mirim Keren Rodrigues. Lotada no Instituto Municipal de Previdência de Campo grande, a jovem diz que esta será mais uma oportunidade para essa capacitar e ter melhores perspectivas na vida.

Simone Dias, assistente social da Secretaria Municipal de Assistência Social / Foto: Marlon Ganassin

“Quero cada vez mais me profissionalizar. Espero aprender muito hoje, aprender como me portar, como atender melhor as pessoas e como ajudá-las, tudo que eu aprender hoje pode me ajudar no futuro”, almeja.

Coordenadora do Curso de valorização do Servidor, Tatiana Riça, conta que os servidores têm nos relatado que estão trabalhando mais motivados após concluírem a capacitação.

“Eles recebem aqui uma injeção de ânimo, uma palavra, às vezes, do prefeito, que mostra as dificuldades que temos no dia a dia, e que a podemos superar com pequenas mudanças internas. Eles vêm para passar um dia diferente e a gente mostra para eles que a dificuldade do dia a dia, dentro da gestão também é uma dificuldade do gestor, então eles entendem de uma forma mais pacifica essa relação entre gestor e servidor. Então a intenção e exatamente juntar e estamos conseguindo isso com o curso”, afirma.

O curso de capacitação tem um conjunto de ações pedagógicas para promover o desenvolvimento integral dos servidores em suas atividades. Dentre os temas abordados estão Atendimento ao Público, Etiqueta e Ética, Desmistificando a Controladoria, Motivação e Qualidade de Vida e Sentido vida: Aspectos psicológicos e emocionais.

A capacitação da primeira turma começou em de abril e a expectativa é capacitar 1.473 servidores de diversas secretarias até setembro. Serão 8 horas de aula por dia, durante dois dias.

As datas previstas para o inicio das próximas aulas são 5 e 10 de julho, 15 e 16 de agosto e 18 e 19 de setembro. Os cursos são realizados do anfiteatro do Instituto Municipal de Previdência de Campo Grande, localizado na Travessa Pires de Matos, 50 – Amambai. Telefone: (67) 3314-4400 .