Oportunizar a geração de renda, por meio da capacitação e qualificação, são algumas das formas que o Fundo de Apoio à Comunidade (FAC) vem trabalhando para empoderar as mulheres e mostrar o quanto elas são capazes. Neste mês em que se comemora o Dia Internacional das Mulheres, o FAC está promovendo diversos cursos em todos os cantos da cidade.

A presidente do Conselho Gestor do FAC e primeira-dama, Tatiana Trad, conta que o Fundo de Apoio à Comunidade está ampliando os cursos de geração de renda para proporcionar mais oportunidades para as mulheres durante todo o ano.

“Através das lideranças de bairros, estamos buscando atender os pedidos para capacitação, conforme a demanda de mercado também. Uma gestão participativa e colaborativa tende a desenvolver mais e melhor a cidade”, afirma.

No Bairro Rancho Alegre, 18 mulheres estão preparadas para comercializar laços em tiaras e bicos de pato e assim ter uma renda extra, ou mesmo, uma profissão.

Dona Aparecida Pinheiro, que é presidente da Associação dos Moradores do Rancho Alegre 1 e 2, e representa os moradores do 3 e 4, conta esta é a primeira vez que um curso como este é dado na região, de forma totalmente gratuita, e voltado para elas.

“Há algum tempo procurei o FAC e falei que gostaríamos de ter uma parceria. Já fomos muito ajudados, já recebemos cobertores, brinquedos, mas ter um curso que qualifica as mulheres e dá a chance para elas ganharem o próprio dinheiro é dez”, diz.

Ela mesma fez o curso e já pretende vender os apetrechos de cabelo. “Quero fazer para vender. Vi as mulheres muito interessadas”, diz dona Aparecida Pinheiro.

A costureira Édna Rodrigues Santos já pensa em fazer o vestido da sobrinha Isabele com o aprendizado. “Quero fazer o vestido da personagem Bela para ela, que tem muitos laços. Então, quis aprender para fazer perfeito. Mas agora, penso em ensinar minha irmã, porque ela gosta muito de artesanato, e fazer com ela algumas peças para vender”, revela.

Já a estudante Quézia Rodrigues queria apenas ter mais um conhecimento. “Acho que vou fazer para dar de presente para minhas sobrinhas”, afirma.

Segundo a professora de habilidades manuais, Maria do Carmo, o curso, além de proporcionar uma qualificação para as mulheres, estabelece vínculos e ajuda na autoestima.

“Vejo que muitas mulheres buscam uma valorização pessoal, e aqui elas têm isso. Uma apoia a outra, se ajudam, estabelecem vínculos e percebem que são capazes”, diz.

O preço de uma tiara ou bico de pato com laço pode variar de R$ 10,00 a R$ 30,00, ou até mais, dependendo do nicho de mercado. Por isso, o negócio pode ser lucrativo e boa pedida para ganhar um dinheiro a mais.

O primeiro curso de laços em tiara e bico de pato deste mês de março se encerrou nesta quinta-feira (12), no Rancho Alegre. O mesmo curso também será realizado no Paulo Coelho Machado. São três dias de cursos e foram ofertadas 25 vagas.

Além deste curso, o Fac está promovendo curso de alfajor e bolo de pote neste mês. Todas as vagas já foram preenchidas, mas se você quiser informação de novos cursos ligue no telefone (67) 2020-1361.