A Prefeitura de Campo Grande realizou, na noite desta terça-feira (18), a entrega de certificados a 50 jovens que participaram do Curso de Cabeleireiro e Barbeiro, promovido pela Secretaria de Governo, em parceria com a Subsecretaria de Políticas para a Mulher e Subsecretaria de Defesa dos Direitos Humanos.
O curso é destinado a jovens de 15 a 29 anos, tendo como preferência pessoas em situação de vulnerabilidade, cadeirante ou de Unidade Educacional de Internação.
Suzana Vieira Castro sofreu um acidente há dez anos e passou a usar cadeira de rodas. O curso garantiu a oportunidade, como ela mesmo cita, de vencer um bloqueio social.
“Mesmo tendo uma dificuldade maior, consegui contornar. Venci este bloqueio social. Quando se tem boa vontade, se vai longe. Foram três meses de uma experiência diferente pra mim e já espero o próximo”, contou.
Fernanda Santos, 21 anos, ficou sabendo do curso por um amigo e aproveitou a oportunidade. “Eu já queria, mas não tinha dinheiro para fazer. Fiquei sabendo, fiz a inscrição e fui selecionada. Pretendo seguir a profissão, porque é uma coisa que gosto de fazer”, declarou.IMG_5629
O curso teve duração de 90 dias e foi realizado duas vezes por semana, com carga de 150 horas.
“Com esta turma, já formamos 80 jovens. É uma oportunidade que estamos dando para que eles ganhem o próprio dinheiro e também como forma de prevenção para alguns jovens, que conseguem uma ocupação”, explica o professor Marcos Rogério, responsável pelo curso.
O subsecretário de Direitos Humanos, Ademar Vieira, destacou a importância do curso para os jovens. “Tenho certeza que este fruto que hoje você, Marcos, entrega para a sociedade, vai permanecer para sempre. Você vai encontrar alguns destes jovens, que serão empresários, e dirão que você ajudou a construir este sonho”.
A subsecretária de Políticas para a Mulher, Maritza Côgo, também reforçou a relevância do aprendizado para os jovens. “Para alguns, pode parecer mais um curso. Para outros, uma nova vida, perspectiva de trabalho e conquista de dignidade”, finalizou.