Mais do que desenvolver o potencial cognitivo das crianças, os projetos desenvolvidos na Sala de Altas Habilidades e Super Dotação da Reme (Rede Municipal de Ensino), promovem o trabalho em conjunto entre os pais e os filhos que frequentam o espaço. Foi assim durante a preparação para o 1º Campeonato de Lançamento de Foguetes, que aconteceu nesta quinta-feira (17), na Praça do Papa e que reuniu alunos, familiares e comunidade escolar da escola Padre José de Anchieta, onde funciona a sala, coordenada pela professora Cléia Assis Yto.

foguete_reme_1Para garantir uma boa apresentação dos filhos, os pais contam que se envolveram no projeto que consistiu na elaboração de um foguete com direito a “combustível”, produzido a partir da mistura de elementos como vinagre e bicarbonato de sódio e que garantisse o “lançamento “ da peça.

A parceria foi tanta, que teve mãe chorando emocionada apenas em ver a participação do filho e o resultado final do trabalho. Foi assim com a pedagoga Fabiana Artigas, mãe do aluno Fabio Artigas, que ao lado dos amigos Victor Reis e João Gabriel conquistou o primeiro lugar na categoria Distância e Marco Antonio Lima.

Fabiana não conteve a emoção em ver o quanto o projeto ajudou a desenvolver o potencial do filho. “Até meus alunos estavam ansiosos com o campeonato e torcendo. Esse momento é muito importante porque nem sempre conseguimos ficar junto dos filhos a maior parte do tempo e a escola e a família precisam caminhar juntas para que o trabalho do professor tenha um bom resultado”, afirmou.

foguete_reme_4Pai de João Gabriel, o corretor de imóveis Marco Antonio Holzschuk contou que o envolvimento foi tanto, que até acordava cedo com o filho para a realização dos testes e ajustes do projeto. “Fiquei muito feliz em ver a participação de todos. É fundamental os filhos terem nosso apoio. Sempre que posso, estou perto acompanhando as atividades”, ressaltou.

Para João Gabriel, trabalhar com o pai foi a possibilidade de passar mais tempo com ele. “Meu pai me ajudou muito. A ajuda dele foi importante para minha conquista, não achei que poderíamos ganhar. Ele também merece uma medalha”, disse.

Mesmo sem levar medalha, já que o foguete não conseguiu “decolar”, os alunos Luiza dos Reis Gama, 10 anos e Emanuel Oliveira Carvalho, 6, comemoraram a participação e o resultado obtido. Autora do projeto, Luiza acredita que no próximo a dupla estará mais preparada. “O que importa é a experiência e o que vale é que aprendemos a criar um foguete”, ensinou.

foguete_reme_3Além da categoria Distância, os foguetes também foram avaliados por sua estética, e nomes interessantes é que não faltaram: Sputnik, Apolo II, Apolo KL, Apolo GTC, todos remetendo a nomes de foguetes que fizeram história. Com pinturas e designers diferenciados, ao final do campeonato, os foguetes acabaram se transformando em brinquedos. “O que importa é essa união familiar e ver que eles têm superado seus limites mesclando o pedagógico e o lúdico”, concluiu a professora Cléia.

 

Classificação

Estética:

1º lugar – Mateus Prevede – projeto Sputnik

2º lugar – Gabriel Yasuhiko de Assis Yto, Tales Mareco e Caio Lucas – projeto Apolo GTC

Distância

1º lugar – Victor Reis, João Gabriel Veiga Holzschuk e Fabio Horácio Artiga – projeto Apolo E 60

2º lugar – Gabriel Yasuhiko, Thales Marecoie Caio Lucas