Com o programa Inova Jovem, formulado pela Secretaria Nacional de Juventude (SNJ), do Governo Federal, a Subsecretaria de Políticas para a Juventude (Subjuv), da Prefeitura de Campo Grande, promoverá a cultura do empreendedorismo para jovens com idade entre 18 e 29 anos, residentes em comunidades com maior vulnerabilidade social de Campo Grande. Ao todo, serão cinco encontros que acontecerão entre os dias 14 e 18 de maio, no Living Lab e na Faculdade Novoeste.

Com vagas limitadas a 25 jovens, o programa visa capacitar e gerar renda a partir da construção de novos negócios ou aperfeiçoar empreendimentos já existentes. Além disso, possibilita a autonomia financeira dos jovens, colaborando com a redução da violência, sendo uma alternativa para o desemprego que atinge essa parcela da população e contribui para o desenvolvimento da economia local.

A ação vai acontecer em 26 capitais e em 21 municípios brasileiros que possuem alto índice de vulnerabilidade social. Em todo o país serão atendidos 2 mil jovens de localidades que se encontram em situação mais crítica, de acordo com o Índice de Vulnerabilidade Juvenil (IVJ), em levantamento realizado durante o ano de 2017.

“Muitos jovens tem potencial para serem líderes, empreendedores, e acabam soltos na rua, deixando o tempo passar e desperdiçando as habilidades. O que queremos é oportunizar para esses jovens melhores condições para que possam trocar ideias, conhecer novos modelos de negócio, ampliar a formação e ser um impulsionador para que eles possam se encontrar na vida”, destaca o subsecretário de Políticas para a Juventude, Maicon Nogueira.

Segundo dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a taxa de desemprego chegou a 12,4% no terceiro trimestre de 2017, atingindo, principalmente, os mais jovens. Com a baixa oferta de vagas de emprego, a informalidade passou a ser uma opção para os jovens. Com o programa Inova Jovem, essa população passará a contar com apoio e orientações de especialistas para que possam aproveitar o momento em que se encontram e alavancar a empresa ou o trabalho.

“Em Campo Grande vemos que o município proporciona condições para que os jovens participem com mais efetividade do dia a dia da economia e sabemos que muitos estão buscando as oportunidades oferecidas. Por isso estamos ofertando diversos programas para atender a essa demanda”, diz o subsecretário.

Para ser selecionado no programa, o jovem deve possuir os requisitos descritos no programa e se apresentar na sede da Subsecretaria de Políticas para a Juventude, localizada na Rua 15 de Novembro, 532, Centro, entre os dias 23 de abril e 3 de maio para participar do processo seletivo. Para mais informações o telefone é 3314-3577.