Depois da rua 14 de Julho requalificada, o Programa Reviva Campo Grande vai além da obra física e leva para os comerciantes da região uma consultoria direcionada para alavancar o comércio. Como parceiro, o Sebrae/MS, instituição com expertise em orientar o empresariado nos rumos dos negócios.

Nesse trabalho na Rua 14 de Julho, outros conceitos, extremamente novos e dinâmicos, serão aplicados por uma consultoria específica que vai desenvolver a ideia de definição de identidade da região. Isso quer dizer: o que pode ser explorado e como deve ser explorada determinada característica identificada na via, e ainda, como isso pode ser revertido em benefícios para as pessoas e para a cidade.

7Z2A2692 (Copy)A consultoria inédita na capital será dada pelo arquiteto e urbanista, pós-graduado em Branding, Caio Esteves, fundador da Place For Us, primeira empresa brasileira especializada em place branding (marcas-lugar).

“Nosso processo passa por entender, de forma mais profunda, a vocação daquele lugar, as identidades das pessoas que lá moram, trabalham, visitam, compram, para, a partir disso, identificar como transformar aquele lugar em algo ainda mais diferente, que ele consiga ser percebido como uma marca, com uma identificação para as pessoas, e mais do que isso, através dessa identidade, a gente poder também orientar que tipo de ações, de atividades poderiam ter naquela região para que fosse ainda mais viva, mais ativa, mais vibrante, e se tornar um lugar diferente, querido”, afirma o consultor.

Ele explica que o processo consiste em uma grande pesquisa com a colaboração e cocriação de vários setores específicos em um conceito guarda-chuva, que engloba as identidades do lugar para que gere um posicionamento que dará as diretrizes de comunicação, que tipo de negócio faz mais sentido, que atividades e ações no ambiente público podem ser feitas”.

“Entendemos que uma obra dessa magnitude precisa de um acompanhamento agora que foi entregue. A proposta é agregar e contribuir para o desenvolvimento do comércio dessa região que estava passando por um grave processo de degradação. Com a 14 linda, acessível e aconchegante, agora é a hora de deixá-la ainda mais atrativa, e com essa consultoria será possível apontar que caminhos seguir”, pontua a coordenadora do Reviva, Catiana Sabadin.

7Z2A2712 (Copy)A intenção do Sebrae é atingir, em até quatro meses, 250 empresas instaladas na Rua 14 de Julho, entre as Avenidas Fernando Corrêa da Costa e Mato Grosso.

“Estamos realizando uma consultoria para estudo, desenvolvimento e ações de engajamento e qualificação dos empresários localizados nos trechos de intervenção das obras de requalificação. O trabalho inclui levantamento, mapeamento, engajamento e proposições de estratégias, utilizado as metodologias Place Branding e Place Making, para identificar vocações, potenciar identidades e fortalecer lugares. O objetivo é encontrar uma referência para a Rua 14 de Julho, para sensibilizar os campo-grandenses e visitantes do potencial de consumo, lazer e turismo, trazendo mudanças significativas para a população e o comércio da região central da cidade”, afirma Tito Estanqueiro, diretor de Operações do Sebrae/MS.