A Prefeitura de Campo Grande, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Sectur), Secretaria Municipal de Educação (SEMED) e Associação da Feira Central, Cultural e Turística de Campo Grande (Afecetur) lança o Concurso Cultural do Festival do Sobá. O Festival acontece de 10 a 12 de agosto.

As inscrições encerram no dia 13 de julho de 2018 e podem participar somente estudantes de 3º ao 5º ano da Rede Municipal de Ensino (Reme), matriculados e comprovados. A escola participante deve entregar uma frase, com a temática de valorização do Sobá como símbolo cultural de Campo Grande, que contenha as palavras “Sobá” e “Campo Grande” com intervenção provocada pelo professor em sala de aula. O concurso irá premiar o autor da melhor frase com um notebook.

sobá_1De acordo com o Regulamento, os participantes poderão se inscrever no concurso somente uma vez e concorrer com apenas uma frase.

Cada escola interessada em participar do concurso deverá orientar seus alunos, segundo os critérios estabelecidos no regulamento, sendo que, das cartas confeccionadas com a frase pelos alunos participantes, apenas uma deverá ser enviada para a comissão, representando a escola.

Dúvidas e informações sobre este concurso poderão ser esclarecidas por meio do e-mail: cgtem@sectur.campogrande.ms.gov.br.   O regulamento do concurso poderá ser obtido no website  https://www.campogrande.ms.gov.br/sectur/dowloads. O resultado, com o vencedor, também será divulgado no site.

Motivação

A administradora da Afecetur, Alvira Appel Soares de Melos destaca a importância do concurso de frases que irá  motivar as crianças a terem o conhecimento sobre o Sobá, prato típico de Campo Grande. “Além disso, a intenção é que conheçam o produto que sustenta muitas famílias, gerando emprego e renda, acrescentando a isso, desenvolvimento econômico na cidade e mostrando a origem, pois veio com a imigração japonesa”, explica. Alzira comenta ainda que a criançada deve ser motivada nas escolas para participar do concurso o que irá deixá-los com mais vontade de buscar mais conhecimento do prato típico e da cultura gastronômica de Campo Grande.

O Sobá foi eleito este ano o Prato Típico de Campo Grande em concurso lançado no final do ano passado e encerrou a votação em janeiro deste ano. As outras duas opções foram: arroz carreteiro (com ovo frito e mandioca frita) e espetinho ( com arroz branco, vinagrete e mandioca).

O prato – que é considerado um patrimônio cultural imaterial de Campo Grande – é um ensopado de macarrão, com tiras de omelete, carne, cebolinha e um caldo especial de carne. Encontrado em toda a cidade em várias sobarias, o Sobá é a principal atração da Feira Central, onde um monumento de um grande da iguaria foi construído na Rua 14 de julho, onde fica uma das entradas da Feira.