As provas de ginástica artística, rítmica e de judô da 45ª edição dos Jogos Escolares da Rede Municipal de Ensino, que aconteceram no último sábado  (17), reuniram mais de 400 atletas. As competições foram realizadas em dois locais: no ginásio do Instituto Mirim (ginástica), na Vila Carvalho e no Centro Municipal de Treinamento Esportivo, localizado no Carandá Bosque.

As competições de ginástica aconteceram durante todo o sábado e lotou as arquibancadas do Instituto Mirim, com familiares e torcidas das escolas.  Pela manhã foram realizadas as provas de solo da ginástica artística, nas categorias infantil e juvenil. Já no período da tarde foi a vez da ginástica rítmica, com apresentações em equipe e individuais. Ao todo, as provas reuniram 270 alunos que participam das aulas oferecidas no contraturno das escolas pela equipe da divisão de Esporte, Arte e Cultura (Deac) da Reme.

Neste ano as competições do Jeres estão reunindo mais de quatro mil alunos da Reme, em 12 modalidades esportivas. “São momentos em que as famílias podem se reunir e ver o quanto seus filhos estão evoluindo por meio do esporte”, pontuou o chefe da Deac, Marcos Antonio Lopes.

Atento a cada movimento da filha Yasmin de Souza Leite, 12, o motorista Gabriel Alves Leite conta que além da ginástica, ela também participa de aulas de capoeira e de todas as atividades oferecidas na Escola Elpídio Reis, onde estuda. “Essa administração está trazendo mais segurança para nós pais porque as crianças ficam bastante tempo na escola por causa dessas atividades. Além disso elas vão aprendendo sobre uma profissão, virando cidadão porque tudo isso serve para o caráter delas”, enfatizou Lopes.

Com tantas oportunidades, Yasmim, que pratica ginástica artística desde o início do ano, ainda não decidiu a profissão que deseja seguir, mas tem certeza que a ginástica deverá acompanhá-la por muito tempo. “Sempre gostei de ver os movimentos na televisão, já melhorei muito meu desempenho e elasticidade. Quem não pratica deve fazer para melhorar a concentração”, ressaltou.

Um dos vencedores da medalha de ouro na categoria juvenil, o aluno Fagner Gabriel Gonçalves Santana, 14, pratica ginástica há menos de um ano na Escola Municipal “Antonio José Paniago” e falou sobre os benefícios do esporte.  “É uma modalidade que gosto muito e admiro. Hoje tenho uma boa postura e me esforço mais nos estudos”, afirmou.

Judô

No Centro Municipal de Treinamento Esportivo, as famílias e torcidas também marcaram presença em peso para torcer pelos 183 atletas de 21 escolas, que também foram premiados com medalhas.

Ansioso para pisar no tatame, o aluno Natanael Jesus da Silva, da escola “Antonio José Paniago”, disse que treina desde o início do ano para o Jeres.

“Esperei todo esse tempo para estar aqui. Tenho paixão em artes marciais, é um esporte que mudou minha vida. Melhorei meu comportamento e atitudes. O judô faz você perceber que não é a única pessoa no mundo”, destacou.