O engenheiro agrônomo Breno Lima Colonnelli, professor da Universidade Federal Rural da Amazônia e secretário de Agricultura do município de Paragominas/PA, comanda uma comitiva de servidores da prefeitura daquele município do norte do país em visita a Campo Grande esta semana. A visita tem por finalidade conhecer a realidade da nossa Capital quanto ao manejo e criação de abelhas.

A comitiva paraense participará de cursos que otimizarão a prática da extração do mel além de levar consigo a réplica das tecnologias para alta produtividade na região de Paragominas.

Os visitantes foram recebidos na tarde desta segunda-feira (25) na Incubadora de Alimentos Norman Edward Hanson, onde abelha2conheceram detalhes do Sistema Municipal de Incubação de Empresas da Prefeitura de Campo Grande e visitaram as instalações da empresa Serra da Bodoquena, incubada na Norman Hanson.

Breno Lima Colonelli explicou que Paragominas teve um processo de desenvolvimento diferente dos demais municípios do Pará, buscando a sustentabilidade como diferencial. “Mas para alcançar esse diferencial nós tivemos que buscar bons exemplos. E entre esses bons exemplos está Campo Grande, que vem resolvendo seus problemas na área da agricultura familiar de forma positiva”, afirmou o secretário paraense.

Colonelli ressaltou que as diferenças entre Campo Grande e Paragominas são muitas, principalmente quanto ao número de habitantes e importância das cidades no contexto político/econômico. Porém, práticas implantadas pela Prefeitura de Campo Grande relacionadas ao desenvolvimento da agricultura familiar podem contribuir com projetos da Secretaria da Agricultura de Paragominas, conforme Breno Lima.

“Nós encontramos em Campo Grande um exemplo de produção na apicultura muito interessante pra gente. E quando nós chegamos aqui, vimos que há muito mais pra gente usar como exemplo e levar como experiência produtiva para Paragominas”, concluiu o secretário.

Além de visitar as dependências da Incubadora Municipal, a comitiva recebeu também as primeiras orientações sobre apicultura, em visita ao apiário de propriedade do produtor Adriano Adames.