O Comitê Municipal de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais e Urbanos de Campo Grande (COMIF) realizou sua 9ª Sessão Ordinária, na última terça-feira (26), por videoconferência, em atendimento ao art. 13, I, do Decreto n. 14.195, de 18 de março de 2020, referente às medidas de prevenção e enfrentamento à COVID-19.

A Planurb tem buscado alternativas para continuar desenvolvendo suas atividades de forma remota, garantindo que as reuniões dos colegiados possam acontecer, sem a aglomeração física de pessoas.

Na sessão, foi apresentado o diagnóstico das queimadas no município relativo ao período de janeiro a abril de 2020, elaborado pela Agência Municipal de Meio Ambiente e Planejamento Urbano (Planurb). Neste período o Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul combateu 928 (novecentos e vinte e oito) incêndios em vegetação, tendo a Central de Atendimento ao Cidadão (CAC 156) recebido mais de 70 denúncias.

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Gestão Urbana (Semadur) autuou, de janeiro até o início de maio deste ano, 75 proprietários de terrenos baldios, pela utilização da prática de queimadas. Somente na Região Urbana do Segredo foram 49  autos de infração expedidos. Conforme a Semadur, a multa varia de R$ 2.414,50 a R$ 9.658,00.

A reunião contou ainda com a apresentação da proposta das ações a serem desenvolvidas durante a “Campanha Diga não às queimadas urbanas 2020”.

Instituído pelo Decreto n. 13.366, de 12 de dezembro de 2017, o COMIF possui o objetivo de promover o intercâmbio de informações e o planejamento de ações conjuntas voltadas à prevenção de riscos e ao combate dos focos de incêndios. Atualmente é composto por 17 (dezessete) órgãos e entidades.